Seguindo a tensão mundial, Ibovespa experimenta mais uma sessão conturbada

SÃO PAULO - Após última sessão volátil, o Ibovespa opera nesta quinta-feira em forte queda.

O desempenho da Bolsa brasileira nesta sessão acompanha de perto as bolsas internacionais, afetadas pelo noticiário corporativo não muito animador e por novas preocupações com o mercado imobiliário e o segmento de crédito subprime.

Ademais, foram divulgados dados sobre a venda de casas novas durante o mês de junho. O número veio abaixo do esperado do mercado, o que reforça as preocupações dos mercados com o setor imobiliário.

No plano interno, o mercado avalia o conteúdo da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), cujo teor reforça a percepção de que a autoridade monetária poderá reduzir o ritmo de cortes da taxa Selic em um futuro não tão distante.

Fonte: InfoMoney

Meus comentários e opinião: Esta questão da crise imobiliária dos EUA está sendo prevista a muito tempo, desde o tempo do antigo presidente do FED (Banco Central Americano), o Sr. Alan Greenspan e sempre que alguém toca no assunto, já é motivo para quedas. Junto a isso, a cada número divulgado por este orgão governamental acaba por derrubar a bolsa dos EUA e consequentemente as bolsas ao redor do mundo. Como foi o que ocorreu nesta semana e ainda ocorre, por aqui, na bolsa do Brasil a BOVESPA. Acredito também que aconteceu muita expeculação e também o chamado "EFEITO MANADA" para estas quedas bruscas e consecutivas em nosso mercado acionário. Muitos grandes TRADES se utilizam destas expeculações e quedas, para expecular ainda mais e depois comprar a preços muito mais baixos. Isso é o mercado. Se fosse diferente não teria graça, não é mesmo? Imagina uma Bolsa que só subisse.... Seria tão monótono... hehehe
Acretido ainda que isso é fato passageiro, como os que sempre aconteceram até então, e para quem tem uma visão de longo prazo isso é irrelevante.
Geralmente grandes quedas são também grandes oportunidades de comprar ações e cotas de clubes e fundos, por um valor bem inferior e desta forma aumentar seus investimentos, repito, para quem pensa no longo prazo.

Cristiano Borges Brasil

Comentários