Brasil está a um passo do "INVESTIMENT GRADE" !!

SÃO PAULO (Reuters) - A agência de classificação de risco Moody's elevou nesta quinta-feira os ratings do Brasil em moeda estrangeira e local, deixando o país a uma nota do chamado grau de investimento.

O movimento acontece cerca de 3 meses depois que outras duas grandes agências --Fitch e Standard & Poor's-- fizeram o mesmo com a nota brasileira.

De acordo com a Moody's, o aumento dos ratings do Brasil --que passaram de "Ba2" para "Ba1"-- reflete a "melhoria observada no perfil de endividamento geral do governo, a antecipação de uma redução mais acelerada dos indicadores de endividamento do governo no futuro próximo, e a esperada continuação de fortalecimento dos indicadores de dívida externa".

O "Ba1" é a última nota abaixo do chamado grau de investimento, selo dado a títulos soberanos de países com risco baixo de default.

"Os indicadores de vulnerabilidade externa do Brasil têm apresentado reduções contínuas" disse o analista sênior da Moody's, Mauro Leos.

Para Agostini, da Austin Rating, "é bem possível que até o final do ano que vem" o Brasil chegue ao grau de investimento.

Fonte: Noticias UOL

Minha Opinião
Estamos a um passo do tão sonhado "INVESTMENT GRADE", mas na prática o que isso quer dizer? Quando o Brasil conseguir ganhar o grau de investimento das agencias de classificação de riscos, os grandes fundos estrangeiros vão poder colocar dinheiro aqui no Brasil, pois existe uma cláusula nos estatutos destes fundos, que eles só podem investir em paises que possuem um certo grau de risco. Hoje eles não investem aqui porque ainda não temos este grau de risco, mas estamos quase lá....
Portanto segurem-se, pois o mercado brasileiro vai ser inundado de dolares quando isso acontecer... e consequentemente, a cotação do dolar vai cair, mas isso se o Banco Central Brasileiro não interferir no câmbio.
Portanto pessoal, ótima notícia para o médio/longo prazo para nosso mercado acionário.

Cristiano Brasil

Comentários