Efeito Manada

Caríssimos,

Sem dúvida comprovou-se hoje mais uma vez a exuberância irracional dos mercados.

Investimento em renda variável é variável de fato!

Afinal de contas, um Ibovespa registrando queda de quase 9% no intraday e fechando desvalorizado em 2,58% provoca muitas sensações, claro que negativas para a maioria!

Optando por vendas em massa, os investidores externos seguiram o chamado "efeito manada". A ordem que predominou era liquidar posições para compensar prejuízos em outros mercados. Neste contexto, em que os vendedores são bem mais numerosos que os compradores, as ações vão sendo vendidas a qualquer preço.

O que fazer agora?
Bom... aí depende do teu estômago... Aguenta mais volatilidade? Se sim, acalme-se que tudo isto vai passar... Se não, assuma o prejuízo....

Amanhã é um novo dia..... e depois virão outros..... e mesmo com crise subprime, creio que a bolsa seguirá como excelente alternativa de investimento frente à renda fixa no médio e longo prazos....

Comentários

Unknown disse…
Olá Cristiano e demais amigos do clube Gol Meta.

Gostaria de compartilhar uma informação que acredito ser importante para nosso futuro no clube e para tranquilizar alguns investidores que estão assustados com este momento da bolsa de valores e a rentabilidade do clube.
Participei de uma palestra na Geração Futuro onde um dos gestores passou informações sobre as empresas que compoem a carteira dos fundos e clubes administrados.
Foram mostrados slides, discutido e analisado a influência dessa crise imobiliária com os negócios das empresas que possuimos (" o que parece não ter relação alguma"), mas infelizmente tem. Pois tudo gira em torno desses caras, o crédito deles, o dinheiro, o dolar.. bla,bla bla.
Mas vamos ao que realmente interessa.
Resumindo: analisem o passado e vocês verão que a bolsa ja enfrentou outras crises (maiores e piores) e sempre que essa crise chega, demora um tempo pra estabilizar e depois a rentabilidade supera E MUITO aquele momento crítico.
Aproveitem este momento para comprar pois como nosso investimento é longo prazo, NÃO SE PREOCUPEM e NÃO tirem o dinheiro já investido...
As cotas irão se valorizar MUITO .. (só não sabemos quando!!.. pode ser 1 dia, 1 mes, 1 ano.. mas tenham calma.. a bolsa funciona dessa forma),, pois as empresas são as mais rentáveis do mercado, possuem um poder de crescimento gigante e outra,, ninguém gosta de perder dinheiro, nem eu, nem você, nem os investidores, nem a empresa e nem a geração futuro.. Portanto, particularmente, eu vejo este momento como uma oportunidade pra comprar cotas...e esperar pra dar risada deste momento...

Caso vocês queiram participar de alguma palestra, liguem na Geração Futuro e perguntem pelas palestras que são semanais,, ("bate-papo com o Gestor").. vocês se sentirão mais seguros, poderão fazer todas as perguntas que estão na cabeça e discutir as possibilidades futuras,, me desculpem por não ser um especialista e falar de uma forma muito simples, mas acho que está ai uma dica pra quem se interessar.

Abraços a todos