Jornal da Globo de Ontem

Bom dia amigos...

Quem ontem a noite viu o Jornal da Globo? Teve uma matéria falando sobre a instabilidade da Bolsa e sobre a importância do Longo Prazo...
Quem não assistiu, veja aqui e agora, hehehe

Instabilidade assusta pequenos investidores
César Menezes

Após sete altas seguidas, a Bolsa de Valores de São Paulo voltou a sofrer uma forte queda. Em dias de turbulência quem mais se assusta são os investidores novatos, pouco acostumados à gangorra do mercado financeiro.

A aplicação da família sempre foi a poupança, mas em junho Flávia Pini decidiu mudar. Tirou tudo da caderneta e aplicou em ações. "A gente fica muito instigado, porque a gente vê o pessoal: ‘Não, a bolsa está bombando!, a Bovespa foi super bem ano passado, deu 40%, não sei quantos por cento’. Então, assim, eu me empolguei bastante", diz.

Mas bastaram dois meses para descobrir que ganhar dinheiro na bolsa não é tão fácil. No começo de agosto a Bovespa passou dos 55 mil pontos. Em pouco mais de uma semana caiu 13%. Voltou a subir e nesta terça-feira caiu quase 3%. “Caiu. Aí quando caiu foi um susto, porque você não está acostumado", fala.

O canto da sereia que seduziu Flávia também atraiu muitos brasileiros. De 2005 para cá o número de investidores na Bolsa de Valores de São Paulo aumentou 60%. Mas o fascínio pelo mundo das ações foi abalado pela turbulência nos mercados internacionais.

E é nesse momento que investidores novatos costumam cair numa armadilha: entrar em pânico e vender ações que desvalorizaram. O economista José Francisco Gonçalves ensina que em tempos de crise é melhor ter paciência. No longo prazo, os papéis que caíram podem recuperar o valor. “Você só descobre o que é real e o que não é real na hora que dá uma virada dessas e de repente você tinha 60 e passa a ter 50. O que é real e o que não é real você só descobre na travessia, como diria o Guimarães Rosa”, acredita.

Gerente de negócios de um banco privado, Mário Zocchio aplica em ações há dez anos. Entre perdas e ganhos, descobriu que informação é uma moeda valiosa: “Se você não tiver tempo para fazer esse acompanhamento e estudo, o que podia ser um ganho torna-se um risco. A bolsa é um bom investimento. Você precisa de disciplina e informação”.

Fonte: Rede Globo

Comentários