Pular para o conteúdo principal

Mantega: crise pode acelerar grau de investimento para Brasil

Se o Mantega estiver com a razão, é notícia boa pela frente....
Cristiano Brasil

BRASÍLIA (Reuters) - As turbulências nos mercados financeiros globais poderão antecipar a concessão do grau de investimento [ser considerado bom para investir] por agências de classificação para o Brasil porque os investidores tenderão a ficar mais seletivos e priorizar economias que apresentem menor risco.

A avaliação é do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que também frisou o fato de os bancos brasileiros estarem sólidos.

"Não vejo nenhum banco brasileiro envolvido na questão dos 'hedge funds', pelo contrário, o sistema financeiro brasileiro está bastante sólido, conforme vocês podem verificar com os lucros que estão sendo anunciados. Então aqui só afeta um pouco renda variável, de fluxo de capitais", afirmou Mantega a jornalistas.

O ministro destacou que o país está sendo beneficiado por uma entrada recorde de capitais externos este ano. "Então se diminuir um pouco o fluxo, se sair um pouco de recursos não altera nada, não tem nenhuma dificuldade maior", afirmou.

Sua aposta, pelo contrário, é que a turbulência poderá ter o efeito muito positivo para o país.

"Passada a turbulência, os capitais vão procurar fazer investimentos mais seguros nos países sólidos e certamente hoje o Brasil está entre eles", afirmou Mantega a jornalistas ao chegar ao ministério. "Talvez até faça com que o investment grade chegue mais rapidamente."

Mantega avaliou, ainda, que por enquanto não é possível falar em crise, na medida em que as tensões dos mercados ainda não atingiram a economia real.

Ele voltou a frisar que as turbulências não afetarão a política monetária brasileira, que é pautada pelo comportamento da inflação. "Como a inflação está abaixo do centro da meta não há nenhuma razão para mudança de política monetária."

(Por Isabel Versiani)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsas dos EUA se recuperam e abrem em alta

Por: Equipe InfoMoney 23/10/07 - 11h50 InfoMoney SÃO PAULO - Wall Street abriu em alta nesta terça-feira (23). Em dia de fraca agenda de indicadores norte-americanos, o clima positivo dos mercados é impulsionado por bons resultados corporativos, que reduzem as preocupações com os efeitos da crise financeira na economia real dos EUA. Logo pela manhã, a AT&T, maior companhia de telecomunicações dos Estados Unidos, divulgou um lucro líquido de US$ 3,1 bilhão no terceiro trimestre, o que representa um aumento de 42% com relação ao mesmo período do ano anterior. Outro fator que melhorou o humor dos investidores foram os resultados corporativos no after market da última segunda-feira. A Apple e a American Express anunciaram ganhos acima das expectativas do mercado. Os investidores aguardam ainda novos resultados agendados para esta sessão. Os balanços da Amazon.com, da Ford e da AK Steel são alguns destaques que devem movimentar os merc...

Alta das bolsas

Bom dia a todos ! Pelo jeito hoje as bolsas devem continuar em rítmo de alta. Uma porque a agenda hoje é fraca, isto é, não tem nenhuma notícia ou índice a ser anunciado hoje e depois porque ontem os investidores ficaram mais tranquilos quando alguns dos grandes bancos detalharam suas contas a respeito da crise, mostrando que o impacto não fora tão grande. As bolsas asiáticas fecharam com grandes altas nesta terça-feira, isso pode refletir um momento bom aqui nas bolsas acidentais, inclusive para a BOVESPA. De acordo com o g1.com.br: "A decisão dos grandes bancos de contabilizarem suas perdas com ativos ligados ao segmento de financiamento imobiliário de alto risco norte-americano, incluindo o Citigroup, reduziram os temores de que a crise de crédito pudesse tirar a economia global dos trilhos." Ainda com o g1.com.br: "Os principais mercados acionários da Ásia bateram novos recordes de alta nesta terça-feira (02/10/2007) puxados pelo comportamento das empresas financeira...

Mercados na Asia tiveram forte valorização

Bom dia a todos !! Aqueles que entraram no IPO da Bovespa, o final de semana foi uma maravilha? ou não foi? hehehe Mas hoje é capaz do mercado subir aqui no Brasil, pois as bolsas asiáticas fecharam o pregão nesta Segunda-feira em forte alta: A bolsa do Japão (Nikkei) em +1,17% e a de Shanghai em +2,83%, com a expectativa de corte de juros pela Banco Central Americano, o FED. Com o corte da taxa de juros nos EUA, deve impulsionar o crescimento econômico do Pais, refletindo maior consumo e com isso maiores importações. Os outros paises agradecem a compra de seus produtos, pela maior economia do Mundo. Os EUA crescem, junto vai seus fornecedores, hehehe. Um grande abraço a todos e Ótimo$ Rendimento$. Cristiano Brasil