Minha Opinião

Sobre a Mídia brasileira:
O que eu acho engraçado é que a mídia brasileira adora falar em todos os seus jornais sobre a Bolsa de Valores, mas somente quando está em queda. Então vamos pensar... Qual foi a última vez que a mídia comentou algo sobre Bolsa de Valores? Se não me engano foi lá em Setembro de 2006 e Março de 2007. Agora a pergunta: Porque a mídia não falou nos outros meses sobre Bolsa de Valores? Simplesmente porque o mercado estava em alta, simplesmente porque os investidores estavam lucrando. Mas isso não é interessante falar, a mídia vive de desastres.

Isso me deixa chateado sabem porque? Porque para quem não está acostumado a investir, para quem só fica sabendo sobre Bolsa de Valores pelos telejornais acaba tendo uma impressão errada do mercado. É por isso que muitas vezes ouvimos as seguintes frases: "Bolsa é um cassino", "Bolsa é para perder dinheiro", "Bolsa é para loucos", "Bolsa é arriscado". E isso acaba virando uma verdade de tanto ser dito. Seu Pai dizia isso, seus amigos dizem isso e você acaba pensando igual.

Nos EUA, os americanos dão AÇÕES de presente para seus filhos, pensem nisso.

O Brasil para ser forte tem que necessariamente possuir um mercado de ações forte. Precisamos disso se algum dia quisermos chegar a ser um país de PRIMEIRO MUNDO.
Mas sem mudar o pensamento das pessoas e dos meios de comunicação, isso vai ser difícil.

Sobre a turbulência:
O mercado vive de altas e de baixas, e estamos agora numa baixa, mas podemos amanha estar em alta. Para se ganhar em ações, precisamos pensar no Longo Prazo, pois quando você possui em sua carteira de ações empresas fortes, com potencial de lucro, acabamos crescendo junto com estas empresas. Ganho em ações está muito ligado a persistência, paciência e raciocínio mesmo que o mercado se mova com emoções (medo e euforia).
Estamos num momento de MEDO, portanto siga seu plano de longo prazo e deixe as turbulências diminuirem, que logo o mercado estará em alta.

Essa é a minha opinião.
Um grande abraço a todos.

Cristiano Borges Brasil

Comentários

Anônimo disse…
Concordo com vc quando vc diz que sempre dizem que ações é muito arriscado, que é para perder dinheiro e coisas do tipo.
Por isso me espantei tanto quando ao entrar aqui no blog para saber mais sobre o grupo, vi que em menos de 1 ano haviam obtido um lucro superior a 100%, e isso foi uma das coisas que me motivou a entrar no grupo, só esperar a crisa baixar e entrar com tudo!
Unknown disse…
Acho que a mídia é uma armadilha perigosa para investidores novatos, como eu.
Quando as grandes TVs abertas falam maravilhas do mercado de ações, muitos se arriscam a comprar. Mas o preço já está nas alturas, então não é uma boa hora para entrar.
Depois de algum tempo, começa uma realização de lucros e o preço começa a cair. Alguns aguentam por um tempo, até que, novamente, as TVs abertas falam horrores do mercado de ações, e todo mundo se apavora e começa a vender. Mas ai o preço já está "no fundo do poço", e a hora de vender já passou, e o prejuízo se realiza.
Então, na minha opinião, a mídia serve apenas para observarmos o que está sendo feito para atenuar a crise, e não para decidir quando entrar ou sair..
Não está sendo fácil agir com a cabeça e manter alguns ativos (GGBR4, VALE5 e CCRO3, por exemplo), mas espero que a estabilidade desse iníico de semana me traga uma boa recompensa. :-)

Abraço a todos.