Expectativa pré-Fed marca negociações nesta manhã em todos os mercados

Por: Gustavo Kahil
31/10/07 - 08h46
InfoMoney

SÃO PAULO - A expectativa pré-decisão do Banco Central norte-americano (Federal Reserve) marca o tom das negociações nos mercados em todo o mundo na manhã desta quarta-feira (31).

Na Europa, as principais bolsas da região operam próximas à estabilidade. No Japão, o índice Nikkei da bolsa de Tóquio encerrou em alta de 0,52%. Nos EUA, as negociações dos mercados futuros indicam uma abertura em leve alta dos índices.

"Os futuros americanos registram alta, com destaque para as ações do setor financeiro", diz a economista da Arkhe Corretora, Inês Pereira.

Na última sessão o clima foi mais tenso. Para o analista do BB Investimentos, Hamilton Moreira Alves, apesar da grande expectativa em relação à redução no juro, a desculpa usada para as vendas em Nova York foi o surgimento de algumas posições mais conservadoras em relação ao corte.

Desde o último corte de juro nos EUA (50 pontos-base) em 18 de setembro, o índice Bovespa já acumula ganhos de 13,6%, o que indica, segundo analistas, que o mercado já teria precificado mais um incentivo monetário, agora de 25 pontos-base.

"Tendo feito isso, nós esperamos que o Fed divulgue o comunicado de uma maneira que acalme as expectativas do mercado ratificando que a ação é preventiva e que os riscos inflacionários persistem", avaliam os analistas do JP Morgan.

Perspectivas
Segundo Alves, do BB, como hoje é o último pregão do mês, o mercado poderá usar o afrouxo monetário norte-americano para dar uma "puxadinha" para cima no índice.

"A tendência de curto prazo ainda é de elevação, com o Ibovespa tendo agora resistência na casa dos 67.200 pontos e suportes em 64.000 pontos e nas proximidades dos 63.400 pontos".

Vale lembrar também que a sessão reserva a publicação de importantes indicadores, além da decisão do Fed. Nesta manhã, o mercado conhecerá a revisão do PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA no 3º trimestre, dados industriais e de construção civil.

Um grande abraço.
Cristiano Brasil

Comentários