Venda varejista nos EUA surpreende e mercados amanhecem no positivo


Por: Gustavo Kahil
26/11/07 - 08h49
InfoMoney

SÃO PAULO - O clima dos investidores é positivo nesta manhã com a avaliação do desempenho das vendas varejistas norte-americanas nos últimos dias, que foram marcados pelo feriado do Dia de Ação de Graças.

O número de compradores cresceu 4,8% na passagem anual, mas os gastos por pessoa caíram 3,7% na mesma base de comparação. "Os descontos estiveram em evidência", avaliam os analistas do banco UBS em relatório publicado nesta manhã.

O desempenho acima do esperado do setor varejista na chamada Black Friday, data em que tem início a temporada de compras de final de ano nos EUA, foi um dos principais responsáveis pelos ganhos de Wall Street na última sexta-feira (23).

Para os analistas, a performance das vendas neste final de semana será um importante indicador sobre os rumos da economia dos EUA. Apesar da boa primeira impressão, as estimativas não são tão animadoras. A Federação Nacional de varejistas calcula que este ano as vendas aumentarão 4% em relação ao ano passado, a porcentagem mais baixa desde 2002.

Sob este cenário, a publicação do indicador que mede a confiança do consumidor no mês de novembro na próxima terça-feira (27) ganha mais importância.

Nesta segunda-feira
Além da avaliação dos números do varejo nos EUA, esta sessão não trará muitas novidades no campo econômico. A expectativa do mercado fica para os próximos dias, quando indicadores do setor imobiliário, industrial, de inflação e crescimento movimentarão os negócios.

"Os mercados devem continuar a monitorar cuidadosamente o movimento dos mercados acionários", considera o banco de investimentos Commonwealth em relatório.

As principais bolsas européias operam em leve alta nesta segunda-feira. Na Ásia, o índice Nikkei encerrou com valorização de 1,66%, cotado a 15.135 pontos. Nos EUA, as negociações dos mercados futuros indicam uma abertura em alta dos principais índices acionários em Wall Street.


Comentários