Pular para o conteúdo principal

Senado derruba PEC e CPMF não valerá em 2008

Por: Adriele Marchesini
13/12/07 - 08h28
InfoMoney

SÃO PAULO - O Senado derrubou, na madrugada desta quinta-feira (13), em primeiro turno, artigo da PEC (proposta de emenda à Constituição) que prorrogava a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) até 2011. Foram 45 votos favoráveis - quatro a menos do que o necessário para aprovar a matéria - e 34 contrários. Por outro lado, com 60 parlamentares favoráveis, foram aprovados os artigos 1º e 3º do texto, que renovam a vigência da DRU (Desvinculação dos Recursos da União) por mais quatro anos.

A DRU permite ao governo federal utilizar 20% do valor global do orçamento nas áreas que considerar prioritárias. O presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN), já marcou a votação em segundo turno para o próximo dia 20.

Menos R$ 40 bilhões
Dessa forma, a alíquota de 0,38%, cobrada sobre cada movimentação financeira realizada no Brasil, estará extinta a partir de 1º de janeiro de 2008. De acordo com o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), neste ano, cada brasileiro terá de trabalhar durante sete dias, direto, apenas para arcar com o custo do tributo.

Ocorre que o Orçamento de 2008 já contava com a arrecadação da contribuição: o resultado disso é um desfalque de R$ 40 bilhões nas contas públicas para o ano que vem. O governo poderá tentar recriar a contribuição, mas, para isso, precisará enviar ao Congresso uma nova PEC. E a tramitação começará novamente da Câmara dos Deputados. Isso, lembrando que as discussões sobre a renovação do tributo demoraram sete meses para culminarem em derrota.

Cortes nas despesas
O ministro de Relações Institucionais, José Múcio, afirmou que, agora, é momento de procurar soluções para a questão. "É preciso saber onde vamos promover os cortes. Isso atingirá estados e municípios, mas temos a absoluta tranqüilidade de que o governo terá que procurar novos caminhos para que esses brasileiros não fiquem desassistidos", disse à Agência Brasil.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), completou que agora é preciso buscar formas para financiar a Saúde. "A aprovação da DRU garante a questão do superávit primário e do equilíbrio fiscal. Se tivesse caído a DRU, aí seria uma ação muito mais negativa, porque somaria com a queda da CPMF e seria uma sinalização muito ruim", adicionou.

Placar
Seis senadores da base governista votaram contra a manutenção do tributo: Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Geraldo Mesquita (PMDB-AC), Mão Santa (PMDB-PI), Expedito Júnior (PR-RO), Romeu Tuma (PTB-SP) e César Borges (PR-BA).

Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), substituído na votação da matéria na Comissão de Constituição e Justiça da Casa pela líder Ideli Salvati (PT-SC), não compareceu à votação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 4 Emoções Básicas e sua relação com a Ansiedade: Um caminho para a Cura Interior

  As 4 Emoções Básicas e sua relação com a Ansiedade: Um caminho para a Cura Interior Há alguns anos, me vi paralisado em meio a uma crise de ansiedade. O coração acelerado, os pensamentos em turbilhão e a sensação de que tudo poderia desmoronar a qualquer instante. Naquele momento, percebi que precisava entender não apenas a ansiedade, mas as emoções que a alimentam. Hoje, como Terapeuta Profissional, compartilho essa jornada com você, porque sei que cada emoção guarda uma chave para a liberdade interior. Medo: A Raiz da Ansiedade O  medo  é a emoção mais intimamente ligada à ansiedade. Ele nos prepara para o perigo, mas, quando desequilibrado, se transforma em uma voz constante que sussurra no nosso ouvido:  “E se acontecer…?”, “E se eu…?”, “E se…?” Já senti isso na pele. A boa notícia é que é possível  controlar a ansiedade  sem deixar que o medo governe sua vida. No meu trabalho com  hipnose para ansiedade , eu auxilio pacientes a reprogramar respo...

Procrastinar é o maior risco

Antes de começar a investir, uma questão a ser levantada é: que tipo de investidor você é? A resposta a essa pergunta irá indicar o seu perfil e identificar seu apetite para o risco, ou seja, como você encara a possibilidade de eventuais perdas. No entanto, por mais que o risco esteja diretamente ligado ao ato de investir, procrastinar a decisão é ainda mais arriscado. Quanto mais adiada a decisão de poupar, mais difícil fica planejar uma aposentadoria tranqüila. Além disso, quem começa a investir tarde, já perto da idade de parar de trabalhar, não pode correr tanto risco em aplicações mais ousadas do que uma pessoa jovem, que tem praticamente a vida toda pela frente. Já imaginou arriscar-se a essa altura da vida e perder tudo? Pense nisso: apesar de o ditado "antes tarde do que nunca" ter seu valor, na hora de investir prefira o "não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje". Fonte: UOL News

Quem é você? A ciência explica como seu DNA, ambiente e escolhas definem você! 🧠✨

Quem é você? A ciência explica como seu DNA, ambiente e escolhas definem você! 🧠✨ Você sabia que a resposta para a pergunta "Quem sou eu?" tem a ver com ciência, emoções e escolhas? 🤔 Vamos explorar isso juntos! 🧬 30% - Seu DNA Define Parte de Você Seu DNA é como o projeto inicial de uma casa. 🏠 Ele dá a estrutura básica: sua altura, cor dos olhos e até traços de personalidade. Esses 30% representam as bases genéticas que moldam algumas de suas características. Mas aqui vai um segredo: seu DNA não é uma sentença final! Ele influencia, mas não determina completamente quem você é. Estudos da epigenética mostram que escolhas e ambientes podem ativar ou silenciar certos genes. Ou seja, mesmo com uma “configuração inicial”, você tem poder para transformar sua vida! 🧬✨ 🌍 20% - O Ambiente Molda Você Imagine que você é como uma planta. 🌱 Seu ambiente — família, amigos, escola, experiências — age como a terra, o sol e a água. Se você cresceu em um lugar cheio de amor e aprendiz...