Cuidado com o "Efeito Manada"

Boa Tarde Amigos do Clube META !!

Peço desculpas por demorar em postar novas mensagens no BLOG, mas é por pura falta de tempo mesmo e não por desrespeito aos meus queridos leitores e membros do Clube.

Falando sobre a questão do mercado nacional nos últimos dias, o Clube está com grandes perdas neste mês, mas em conversa com os analistas ontem a noite, o cenário negativo deve durar pouco, pois as ações brasileiras já desvalorizaram bastante. Com a queda da taxa de juros nos EUA, os investidores de lá vão optar por investir seus dólares em paises com taxas mais atrativas, isto é, os paises emergentes, onde se inclui o Brasil.
Mesmo com estas quedas consecutivas nos mercados mundo a fora, as empresas continuam lucrando, produzindo e fazendo novas aquisições.
O que explica então esta queda tão brusca nesta última segunda-feira? Primeiro, as bolsa americanas não funcionaram por conta de um feriado, e segundo, que aqui no Brasil tinhamos vencimentos de opções. Estas duas variáveis juntas fizeram o mercado desabar aliado ainda ao chamado "efeito manada", que é quando o mercado começa a cair, então as pessoas se assustam e acabam por vender suas posições, aumentando ainda mais as quedas nos mercados.
Muitos colegas do Clube me ligaram, outros já madaram fazer resgates... portando cuidado com o "efeito manada", o Clube META possui visão de longo prazo e estas quedas serão minimizadas e diluidas no decorrer do ano, que conforme os analistas, tem muita coisa boa vindo ai e que em 2008 o Mercado de ações ainda será um ótimo investimento frente a outros tipos de investimentos disponíveis no mercado.

Para investir em ações, temos que ter sangue frio e estômago forte, para suportar estes tempos de "crise".
Fiquem todos com Deus e um grande abraço,

Cristiano Brasil

Comentários