Confira a agenda do investidor para a segunda semana de março

SÃO PAULO - Dentro da agenda da segunda semana de março, os investidores acompanharão de perto as vendas ao varejo (quinta-feira) e os preços ao consumidor (sexta-feira) nos EUA.

No cenário nacional, a ênfase fica para o índice oficial de inflação (terça-feira) e para a ata da reunião do Comitê de Política Monetária (quinta-feira). O documento descreve por que foi decidida a manutenção da taxa básica de juro brasileira.

Referências da semana
Na segunda-feira (10/3), o Ministério de Comércio Exterior anuncia a balança comercial semanal e o Banco Central publica o relatório Focus. Além disso, sairá o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à primeira quadrissemana de março.

Complementando o dia, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publica a Pesquisa Industrial Regional de janeiro, a FGV (Fundação Getulio Vargas) divulga o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) de fevereiro e o Dieese apresenta o Índice do Custo de Vida referente ao mês de fevereiro.

Nos EUA, destaque para o indicador Wholesale Inventories de janeiro, que contém informações sobre as vendas e os estoques do setor atacadista norte-americano.

Na terça-feira (11/3), será publicado pelo IBGE o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) além do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), ambos referentes ao mês de fevereiro.

Nos Estados Unidos, sairão o Chain Store Sales, em base semanal, e a balança comercial de janeiro.

Na quarta-feira (12/3), a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) divulga o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) referente à primeira quadrissemana de março, enquanto a FGV apresenta o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) do primeiro decêndio de março.

Além disso, o IBGE anuncia a Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil de fevereiro, as Contas Nacionais do quarto trimestre, além da Pesquisa do Emprego de janeiro.

Nos EUA, serão publicados os índices semanais MBA Purchase Applications e os estoques de petróleo do país, assim como as contas públicas (Treasury Budget) referentes ao mês de fevereiro.

Na quinta-feira (13/3), o destaque nacional fica para a divulgação da ata do Copom referente à última reunião, realizada em março.

Nos EUA, atenção ao indicador Retail Sales referente ao mês de fevereiro, que mede as vendas totais do mercado varejista, desconsiderando o setor de serviços. Já o Retail Sales ex-auto ignora as vendas de automóveis.

Ênfase também para os índices Export Prices e Import Prices, ambos do mês de fevereiro. Eles medem a estrutura de preços do comércio internacional dos EUA, excluindo de suas bases a produção agrícola e as cotações do petróleo, respectivamente.

Além disso, estão previstos o número de pedidos de auxílio-desemprego no país (Initial Claims) em base semanal e o Business Inventories de janeiro.

Na sexta-feira (14/3), o IBGE publica a Pesquisa Mensal do Comércio de janeiro.

Nos EUA, destaque para a divulgação do CPI (Consumer Price Index) e de seu núcleo, que mensuram os preços ao consumidor referentes ao mês de fevereiro. Eles estão entre os indicadores de inflação mais acompanhados pelo Banco Central dos EUA e pelos mercados mundiais.

Ainda no país, será apresentada a preliminar do Michigan Sentiment referente ao mês de março.

Como começa a semana subseqüente?

Na segunda-feira (17/3), o Ministério de Comércio Exterior anuncia a balança comercial semanal e o BC publica o relatório Focus. Além disso, será apresentado o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à segunda quadrissemana de março.

Ainda no País, a FGV apresenta o IGP-10 (Índice Geral de Preços - 10) de março e está marcado o vencimento de opções sobre ações.

Nos EUA, o Fed de Nova York apresenta o NY Empire State Index de março. E o dia é também marcado pela publicação do Net Foreign Purchases de janeiro, e dos números do setor industrial do mês de fevereiro, medidos pelo Industrial Production e pelo Capacity Utilization.

Fonte: InfoMoney - Rafael de Souza Ribeiro

Comentários