Pular para o conteúdo principal

Confira a agenda do investidor para a segunda semana de março

SÃO PAULO - Dentro da agenda da segunda semana de março, os investidores acompanharão de perto as vendas ao varejo (quinta-feira) e os preços ao consumidor (sexta-feira) nos EUA.

No cenário nacional, a ênfase fica para o índice oficial de inflação (terça-feira) e para a ata da reunião do Comitê de Política Monetária (quinta-feira). O documento descreve por que foi decidida a manutenção da taxa básica de juro brasileira.

Referências da semana
Na segunda-feira (10/3), o Ministério de Comércio Exterior anuncia a balança comercial semanal e o Banco Central publica o relatório Focus. Além disso, sairá o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à primeira quadrissemana de março.

Complementando o dia, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publica a Pesquisa Industrial Regional de janeiro, a FGV (Fundação Getulio Vargas) divulga o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) de fevereiro e o Dieese apresenta o Índice do Custo de Vida referente ao mês de fevereiro.

Nos EUA, destaque para o indicador Wholesale Inventories de janeiro, que contém informações sobre as vendas e os estoques do setor atacadista norte-americano.

Na terça-feira (11/3), será publicado pelo IBGE o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) além do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), ambos referentes ao mês de fevereiro.

Nos Estados Unidos, sairão o Chain Store Sales, em base semanal, e a balança comercial de janeiro.

Na quarta-feira (12/3), a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) divulga o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) referente à primeira quadrissemana de março, enquanto a FGV apresenta o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) do primeiro decêndio de março.

Além disso, o IBGE anuncia a Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil de fevereiro, as Contas Nacionais do quarto trimestre, além da Pesquisa do Emprego de janeiro.

Nos EUA, serão publicados os índices semanais MBA Purchase Applications e os estoques de petróleo do país, assim como as contas públicas (Treasury Budget) referentes ao mês de fevereiro.

Na quinta-feira (13/3), o destaque nacional fica para a divulgação da ata do Copom referente à última reunião, realizada em março.

Nos EUA, atenção ao indicador Retail Sales referente ao mês de fevereiro, que mede as vendas totais do mercado varejista, desconsiderando o setor de serviços. Já o Retail Sales ex-auto ignora as vendas de automóveis.

Ênfase também para os índices Export Prices e Import Prices, ambos do mês de fevereiro. Eles medem a estrutura de preços do comércio internacional dos EUA, excluindo de suas bases a produção agrícola e as cotações do petróleo, respectivamente.

Além disso, estão previstos o número de pedidos de auxílio-desemprego no país (Initial Claims) em base semanal e o Business Inventories de janeiro.

Na sexta-feira (14/3), o IBGE publica a Pesquisa Mensal do Comércio de janeiro.

Nos EUA, destaque para a divulgação do CPI (Consumer Price Index) e de seu núcleo, que mensuram os preços ao consumidor referentes ao mês de fevereiro. Eles estão entre os indicadores de inflação mais acompanhados pelo Banco Central dos EUA e pelos mercados mundiais.

Ainda no país, será apresentada a preliminar do Michigan Sentiment referente ao mês de março.

Como começa a semana subseqüente?

Na segunda-feira (17/3), o Ministério de Comércio Exterior anuncia a balança comercial semanal e o BC publica o relatório Focus. Além disso, será apresentado o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à segunda quadrissemana de março.

Ainda no País, a FGV apresenta o IGP-10 (Índice Geral de Preços - 10) de março e está marcado o vencimento de opções sobre ações.

Nos EUA, o Fed de Nova York apresenta o NY Empire State Index de março. E o dia é também marcado pela publicação do Net Foreign Purchases de janeiro, e dos números do setor industrial do mês de fevereiro, medidos pelo Industrial Production e pelo Capacity Utilization.

Fonte: InfoMoney - Rafael de Souza Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

🧠 Como o cérebro organiza nossas memórias e como usar o 'Palácio da Memória' para melhorar seu aprendizado

🧠 Como o cérebro organiza nossas memórias e como usar o 'Palácio da Memória' para melhorar seu aprendizado  A forma como nosso cérebro armazena e organiza as memórias tem fascinado cientistas e pesquisadores há décadas. Estudos recentes realizados na Universidade de Columbia oferecem novas respostas sobre esse tema. Os cientistas observaram que o cérebro não se lembra de todos os eventos do dia-a-dia igualmente, mas sim dos que considera mais relevantes ou emocionais. Esse processo de filtragem pode ser essencial para armazenar informações úteis, permitindo que o cérebro descarte aquilo que julga menos importante. 🧠  Como o Cérebro Decide o Que Guardar A pesquisa conduzida em Columbia indica que o cérebro cria "capítulos" ou divisões nas memórias, favorecendo o armazenamento dos acontecimentos que mais se destacam emocionalmente ou em relação a uma recompensa. Durante o experimento, os participantes navegavam em labirintos virtuais, coletando recompensas, como moeda...

😰 Brasil é o campeão mundial em casos de ansiedade!

  🌟 VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO! 🌟   📢 *Sabia que a ansiedade é considerada o mal do século?* E adivinha só: o Brasil é o campeão mundial em casos de ansiedade! 😰 Mas, calma... porque agora você pode mudar isso de forma prática, acessível e transformadora!   🤔 Você já pensou em ter acesso a um grupo terapêutico exclusivo, sem precisar gastar uma fortuna ou sair de casa?   🌱 Apresento a você o nosso novo Grupo Terapêutico sobre Ansiedade e Inteligência Emocional: CLUBE DA EVOLUÇÃO 💪🧠 🔒 Um grupo fechado no WhatsApp , criado para quem está realmente disposto a mudar sua forma de viver, a controlar suas emoções e a superar os desafios que a ansiedade traz todos os dias.   💡 Imagine ter acesso a tarefas, técnicas, ferramentas práticas e meditações semanais que vão te ajudar a: ✅ Lidar melhor com suas emoções;   ✅ Superar o medo, a ansiedade e o estresse;   ✅ Desenvolver inteligência emocional e melhorar seus relacionamentos...

SAÚDE 🌟 Como a Inteligência Artificial está ajudando a combater o câncer 🌟

  🌟 Como a Inteligência Artificial está ajudando a combater o câncer 🌟 A Inteligência Artificial (IA) está mudando o tratamento do câncer de forma impressionante e trazendo novas esperanças para pacientes e médicos. Quer saber como? Vamos lá! 💪✨ 🕵️ Detectando o Câncer Mais Cedo e com Mais Precisão! Uma das principais vantagens da IA é a sua habilidade de encontrar sinais de câncer em exames, como imagens de tomografia e ressonância, com uma precisão incrível! 🩻 A IA usa uma técnica chamada aprendizado profundo (ou “deep learning”) que aprende a partir de milhares de imagens de casos anteriores. Assim, ela identifica rapidamente os padrões que indicam o crescimento de tumores, muitas vezes antes de o olho humano conseguir perceber algo diferente. 💻👀 Estudos mostraram que essa tecnologia consegue detectar câncer de mama, por exemplo, com uma precisão equivalente à dos melhores especialistas. Isso significa que, ao pegar o câncer mais cedo, as chances de cura aumentam bastante!...