Receita constata erro e substitui programa de declaração do IR

06/03/2008 - 08h38

Da Redação
Em São Paulo
A Receita Federal informou na quarta-feira (5) que, como já alertado por internautas do UOL, os programas disponíveis no site do órgão para realizar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2008 estavam com problemas. Há erros no campo para idade dos dependentes e problemas ao informar o CNPJ de empresas das quais o contribuinte alugue imóveis.

Por causa disso, a Receita liberou uma nova versão de emergência, chamada de 1.0a. Ela só contempla os problemas da idade dos dependentes, mas não do aluguel. A que resolve tudo deve ser liberada nesta quinta-feira.

Quem não tem dependentes ou não paga aluguel e conseguiu declarar e enviar o material para a Receita não precisa fazer o download nem reenviar a declaração, segundo o supervisor Nacional do programa de Imposto de Renda da Receita, Joaquim Adir Figueiredo.

Figueiredo afirmou que ainda durante a manhã desta quinta-feira o site já terá uma nova versão dos softwares, o 1.1, disponível para os sistemas Windows, Solaris, Linux e Macintosh. Essa nova versão terá corrigido também o problema com o campo dos aluguéis, conforme a Receita.

Nesta nova versão, o item para preenchimento dos dados de dependentes não duplicará mais a mesma idade para todos, como estava fazendo e, para quem for declarar o pagamento de aluguel a pessoa jurídica, já será possível informar o CNPJ da empresa, antes impossível.

Figueiredo informa que o nome do programa continua o mesmo no site, mesmo tendo a Receita substituído a versão 1.0 pela 1.0a. Só é possível constatar o novo nome após o download do programa, clicando em "Ajuda" e, depois, "Sobre o IRPF2008".

As novas versões para declaração podem ser baixadas também no site da Receita Federal.

O Receitanet, programa utilizado para a transmissão dos dados do contribuinte à Receita Federal, não contém nenhum problema, segundo o órgão, e por isso, não precisou ser substituído.

Quem não tem Java instalado no computador, pode obtê-lo no site da Sun, empresa criadora da linguagem. No site, é preciso escolher a versão de acordo com o sistema operacional do usuário (Windows, Mac, Linux ou Solaris).

Nos casos em que a situação do contribuinte permite, é possível obter (e entregar) o formulário de declaração em papel nas agências e nas lojas franqueadas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Precisam entregar a declaração todos aqueles que no ano passado obtiveram rendimento bruto tributável superior a R$ 15.764, 28.

O prazo para declarar e entregar o Imposto de Renda 2008 vai até 20h de 30 de abril.

Fonte: http://economia.uol.com.br

Comentários