Pular para o conteúdo principal

Economistas comentam elevação de Brasil a grau de investimento

SÃO PAULO (Reuters) - A Standard & Poor's elevou a avaliação de dívida do Brasil nesta quarta-feira para "BBB-", o primeiro nível da faixa grau de investimento.Parte dos analistas previa que o movimento ocorresse ainda neste ano, enquanto outros apostavam em 2009. Veja a reação do mercado.

VLADIMIR CARAMASCHI, ECONOMISTA-CHEFE, FATOR CORRETORA:

"No curto prazo gera euforia e no médio prazo a gente vai ter algumas fontes de recursos que não podiam investir em países que não eram investiment grade.
O comportamento do Brasil durante a crise deu espaço para a S&P fazer isso. A economia doméstica está se sustentando bem, o risco-país se mantendo na faixa dos 200 pontos, o crescimento econômico está bom, tanto que o BC está até aumentando juros, mostrando responsabilidade quanto à inflação.
Eu particularmente não esperava para agora, em parte pela fragilidade fiscal do país e em parte porque achava que as agências seriam mais cautelosas neste momento de crise."

SIDNEI MOURA NEHME, DIRETOR-EXECUTIVO, NGO CORRETORA DE CÂMBIO:

"Eu acho que veio no momento difícil... isso vai facilitar o ingresso e o dólar vai mais para baixo.
A gente está com problema de queda de exportação, aumento de importação, aumento de remessas. Agora estamos naquela fase dos efeitos colaterais dessa política de apreciação (do real). O dólar já cumpriu o papel de ser âncora para a inflação.
É uma coisa boa, mas para o Brasil é perigosa."

FLÁVIO SERRANO, ECONOMISTA-CHEFE, LÓPEZ LEÓN MARKETS:

"Eu já previa que sairia esse ano ainda, mas é sempre uma boa notícia. Pela diferença (entre outros títulos) que o Brasil pagava, o mercado já considerava o Brasil como grau de investimento. Ele veio principalmente pela evolução das contas externas --o Brasil é credor líquido já-- e pelas contas do governo, que teve superávit nominal.
A crise (de crédito mundial) ajudou o Brasil a conquistar o grau de investimento, porque mostrou que o Brasil está preparado para superar os problemas externos. Agora as outras agências devem seguir."

(Reportagem de Vanessa Stelzer e Silvio Cascione; edição de Alexandre Caverni)

Fonte: uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posicao do Clube META em 28 de Março

Oscilações Diária Mensal Anual Desde o Início Carteira CLUBE META 0,19% 4,35% 20,39% 73,78% CDI 0,05% 0,95% 2,93% 7,21% IBOVESPA MED -1,62% 2,33% 0,28% 22,87% Clube de Investimento é investimento de Risco, portanto RENTABILIDADE PASSADA NÃO É GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA

Standard & Poor`s eleva Brasil a categoria de grau de investimento

A agência de classificação de risco Standard & Poor`s elevou há pouco a nota de crédito (rating) da dívida externa e de longo prazo do Brasil de BB+ para BBB-. Com a elevação, o país entra para o grupo de países considerados de baixo risco, chamado de grau de investimento, ou investment grade. Aguardada há alguns anos pelo governo e por agentes do mercado financeiro, a notícia foi vista com surpresa pelo mercado, já que não era esperada ainda neste primeiro semestre. O principal benefício de o país se tornar investment grade é atrair grandes investidores institucionais de países desenvolvidos que, por regras dos seus estatutos, só podem investir em ativos considerados de baixo risco. Fonte: Thiago Guedes - Geração Futuro

🚀 FALAR EM PÚBLICO :: Conquiste Sucesso em Todas as Áreas da Vida 🚀

Conquiste Sucesso em Todas as Áreas da Vida: A Comunicação como Pilar da Inteligência Emocional  🚀 Se você deseja melhorar sua vida pessoal, profissional, financeira e nos relacionamentos, é hora de focar na habilidade de comunicação . Este é um dos pilares mais importantes da Inteligência Emocional , pois envolve compreender e expressar pensamentos e emoções de maneira clara e eficaz. Por que a Comunicação é tão importante? A comunicação vai além de falar bem. Ela inclui a capacidade de: Entender emoções: Reconhecer os sentimentos dos outros e ajustar sua mensagem de acordo. Expressar-se de forma clara: Fazer com que suas ideias sejam compreendidas e lembradas. Lidar com conflitos: Resolver problemas de forma empática e assertiva. Cativar pessoas: Construir conexões genuínas e influenciar positivamente. Melhores resultados: Com uma comunicação clara e assertiva, você encanta as pessoas e vai vender muito mais, seja produtos, serviços ou sua própria imagem, sim sempre que você se ...