Pular para o conteúdo principal

Economistas comentam elevação de Brasil a grau de investimento

SÃO PAULO (Reuters) - A Standard & Poor's elevou a avaliação de dívida do Brasil nesta quarta-feira para "BBB-", o primeiro nível da faixa grau de investimento.Parte dos analistas previa que o movimento ocorresse ainda neste ano, enquanto outros apostavam em 2009. Veja a reação do mercado.

VLADIMIR CARAMASCHI, ECONOMISTA-CHEFE, FATOR CORRETORA:

"No curto prazo gera euforia e no médio prazo a gente vai ter algumas fontes de recursos que não podiam investir em países que não eram investiment grade.
O comportamento do Brasil durante a crise deu espaço para a S&P fazer isso. A economia doméstica está se sustentando bem, o risco-país se mantendo na faixa dos 200 pontos, o crescimento econômico está bom, tanto que o BC está até aumentando juros, mostrando responsabilidade quanto à inflação.
Eu particularmente não esperava para agora, em parte pela fragilidade fiscal do país e em parte porque achava que as agências seriam mais cautelosas neste momento de crise."

SIDNEI MOURA NEHME, DIRETOR-EXECUTIVO, NGO CORRETORA DE CÂMBIO:

"Eu acho que veio no momento difícil... isso vai facilitar o ingresso e o dólar vai mais para baixo.
A gente está com problema de queda de exportação, aumento de importação, aumento de remessas. Agora estamos naquela fase dos efeitos colaterais dessa política de apreciação (do real). O dólar já cumpriu o papel de ser âncora para a inflação.
É uma coisa boa, mas para o Brasil é perigosa."

FLÁVIO SERRANO, ECONOMISTA-CHEFE, LÓPEZ LEÓN MARKETS:

"Eu já previa que sairia esse ano ainda, mas é sempre uma boa notícia. Pela diferença (entre outros títulos) que o Brasil pagava, o mercado já considerava o Brasil como grau de investimento. Ele veio principalmente pela evolução das contas externas --o Brasil é credor líquido já-- e pelas contas do governo, que teve superávit nominal.
A crise (de crédito mundial) ajudou o Brasil a conquistar o grau de investimento, porque mostrou que o Brasil está preparado para superar os problemas externos. Agora as outras agências devem seguir."

(Reportagem de Vanessa Stelzer e Silvio Cascione; edição de Alexandre Caverni)

Fonte: uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você vive OCUPADO e SEM TEMPO? Esse vídeo é para você!

Artigo :: Os dois Brasis

É notório que vivemos num pais que mais parece dois. Dois, porque de um lado temos os empresários, a população em geral sentindo no bolso o aumento de tributos, aumento de preços dos combustíveis, aumento exorbitante da energia elétrica. População e empresários sendo “punidos” pelo ajuste fiscal, que com a ânsia de tapar um rombo gigantesco nas contas do governo, causa mais desemprego, mais inflação e mais angústia do povo com o que ainda está por vir... Continue lendo o artigo... AQUI:   https://pt.scribd.com/doc/271186149/Os-Dois-Brasis Cristiano Brasil

Quem é você? A ciência explica como seu DNA, ambiente e escolhas definem você! 🧠✨

Quem é você? A ciência explica como seu DNA, ambiente e escolhas definem você! 🧠✨ Você sabia que a resposta para a pergunta "Quem sou eu?" tem a ver com ciência, emoções e escolhas? 🤔 Vamos explorar isso juntos! 🧬 30% - Seu DNA Define Parte de Você Seu DNA é como o projeto inicial de uma casa. 🏠 Ele dá a estrutura básica: sua altura, cor dos olhos e até traços de personalidade. Esses 30% representam as bases genéticas que moldam algumas de suas características. Mas aqui vai um segredo: seu DNA não é uma sentença final! Ele influencia, mas não determina completamente quem você é. Estudos da epigenética mostram que escolhas e ambientes podem ativar ou silenciar certos genes. Ou seja, mesmo com uma “configuração inicial”, você tem poder para transformar sua vida! 🧬✨ 🌍 20% - O Ambiente Molda Você Imagine que você é como uma planta. 🌱 Seu ambiente — família, amigos, escola, experiências — age como a terra, o sol e a água. Se você cresceu em um lugar cheio de amor e aprendiz...