Opinião sobre o Ibovespa

O mercado está em queda, mas acredito que o Ibovespa chegue aos 75.000 pontos em Final de Dezembro pelas seguintes razões: Conquistamos o Grau de Investimento mas isso ainda não foi precificado justamente por conta do mercado externo, da subida do petróleo que consequentemente provoca inflação mundo á fora. O petróleo sofre uma grande especulação internacional e isso não deve continuar por muito tempo. Acredito que a commodities continue a subir, mas de forma mais moderada, pois o mundo já está de olho nos combustíveis renováveis. Outro fator que acredito que possa influênciar a subida do Ibovespa no segundo semestre de 2008 é que muitos dos ativos (ações) de ótimas empresas estão abaixo de seu "preço justo" por conta destas sucessivas quedas que temos visto nos últimos 40 dias. Acontece ainda que os estrangeiros estão vendendo suas posições nos países emergentes para poder "tampar" o rombo em seus investimentos nos EUA. E quando isso amenizar, o fluxo de doláres vai inundar o mercado brasileiro, aumentando os preços das ações.
O mercado interno vai muito bem, pois o consumo continua a crescer, as empresas aumentando sua base instalada para poder produzir mais ainda, lucros crescentes nos balanços, dividendos polpudos. O Brasil nunca viu a economia interna e externa tão bem estruturada como agora. O Brasil hoje é visto como uma grande oportunidade de investimentos e ganhos pelos estrangeiros, visto que até o grande periódico financeiro "Financial Times" tem feito reportagens falando bem do Brasil neste sentido.
A todos ótimos rendimento$.
Abraços

Faça seus comentários a respeito do assunto, deixe sua opinião.

Cristiano Brasil

Comentários

Olá Pessoal !

Quero saber a opinião de vocês.
Parcipem !
Abraços
Anônimo disse…
Concordo com você, mas estamos (eu pelo menos!) muito receosos de fazer um investimento e o tiro sair pela culatra. Mas tudo que desce uma hora deve subir e como voçê falou no exterior o Brasil esta com uma muito boa imagem.
Clauber Espinosa disse…
Cristiano....
Também acredito que feche o ano positivamente, talvez atá acima de 75000 pontos.
Nossa economia e de outros países emergentes está apenas no início de um longo período de alta.
No meu entendimento, a turbulência no cenário externo está muito concentrada na economia americana e isso vai passar.
Nossas empresas estão com múltiplos interessantes. Toda queda pode ser oportunidade de entrada. E se o cenário de curto prazo azedar de vez, o investidor de médio e longo prazo vai ter novas oportunidades de ser sócio das maiores empresas do Brasil a um custo muito atraente.
Resumindo, se subir será muito bom e se cair, pode não ser tão ruim assim....é tudo uma questão de ponto de vista.
Abraços,
Clauber Espinosa

Postagens mais visitadas