Pular para o conteúdo principal

Não é hora de sair da Bolsa, dizem especialistas

Fonte: Portal Exame
Por Francine De Lorenzo

Mesmo com o agravamento da crise nos Estados Unidos, recomendação é ter sangue frio e manter os investimentos em ações.

Depois de ver o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) cair 7,59% no último pregão, muitos investidores devem estar se perguntando se não é a hora de assumir o prejuízo e retirar as aplicações da Bolsa antes que as perdas se tornem ainda maiores. Afinal, a crise nos Estados Unidos pode assumir proporções muito maiores e não há previsão de quando o mercado voltará a registrar ganhos.

Apesar do horizonte sombrio, os especialistas são enfáticos ao afirmar: quem já investiu em ações não deve sair agora. “Não há crise que dure para sempre. Uma hora a tempestade vai passar”, diz o economista do Banco Real, Fábio Susteras. Até lá, no entanto, novas perdas não estão descartadas. “Os estrangeiros devem continuar vendendo suas ações no Brasil para fazer caixa”, destaca Susteras.

Somente nos últimos dois meses, os investidores de outros países sacaram quase 10 bilhões de reais da BM&FBovespa. O movimento derrubou principalmente as ações da Vale do Rio Doce, da Petrobras e das siderúrgicas, as preferidas dos estrangeiros. Não foi à toa que o Ibovespa recuou 34% desde o dia 20 de maio, quando registrou sua máxima histórica.

Se por um lado a fuga de recursos traz prejuízos para quem precisa resgatar seus investimentos, por outro, gera oportunidades para quem tem dinheiro para aplicar. “As empresas brasileiras são sólidas e a economia vai bem. Agora é o momento de aproveitar as pechinchas”, ressalta o analista da agência classificadora de risco Austin Rating, Luis Miguel Santacreu.

Mas vale lembrar que Bolsa é investimento de longo prazo. Ainda que comprem muito, os investidores locais não têm força para levantar o Ibovespa. Portanto, a recuperação do mercado acionário brasileiro depende da melhora no cenário internacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsas dos EUA se recuperam e abrem em alta

Por: Equipe InfoMoney 23/10/07 - 11h50 InfoMoney SÃO PAULO - Wall Street abriu em alta nesta terça-feira (23). Em dia de fraca agenda de indicadores norte-americanos, o clima positivo dos mercados é impulsionado por bons resultados corporativos, que reduzem as preocupações com os efeitos da crise financeira na economia real dos EUA. Logo pela manhã, a AT&T, maior companhia de telecomunicações dos Estados Unidos, divulgou um lucro líquido de US$ 3,1 bilhão no terceiro trimestre, o que representa um aumento de 42% com relação ao mesmo período do ano anterior. Outro fator que melhorou o humor dos investidores foram os resultados corporativos no after market da última segunda-feira. A Apple e a American Express anunciaram ganhos acima das expectativas do mercado. Os investidores aguardam ainda novos resultados agendados para esta sessão. Os balanços da Amazon.com, da Ford e da AK Steel são alguns destaques que devem movimentar os merc...

Quando a ansiedade bate no peito: o que o coração sente? Dor no peito

  Quando o coração fala o que a boca não diz  A ansiedade que mora no peito: Dor no Peito  Você já parou pra escutar o que seu coração está tentando dizer quando ele acelera sem motivo?  Aquele  tum-tum  descompassado, o aperto que chega como um nó no peito… Não é  “frescura” . Sou terapeuta há anos e sei:  a ansiedade bate na porta do coração antes de avisar . Estudos da  Harvard Medical School  explicam que o cortisol e a adrenalina — hormônios do estresse — envenenam nosso corpo em silêncio. É como se seu coração carregasse um peso que não é dele, dia após dia.  Já atendi pessoas que achavam  “normal”  viver com pressão alta ou taquicardia, até entenderem que a raiz era emocional.  A  American Heart Association  confirma: ansiedade crônica aumenta em 48% o risco de problemas cardíacos. Seu corpo não foi feito para viver em modo  “alerta máximo” . E eu pergunto: vale a pena pagar esse preço? A mente e...

Luto

Meus sinceros sentimentos, a esposa e família de um grande amigo, Carlos Carvalho da Silva, que já não se encontra entre nós. Festejaríamos seu aniversário de 39 anos nesta segunda, dia 19/05, mas não houve tempo, neste dia 13/05/2008 acabou perdendo a vida num grave acidente na BR-101, na cidade de Palhoça/SC. " Acredito que agora deva estar num lugar melhor, que DEUS o chamou porque já havia cumprido sua missão terrena. Meu grande amigo, sei que és um espírito iluminado e que trarás luz e serenidade a todos aqueles que te amam e que aqui ficaram a sofrer pela sua repentina partida. Rezo por ti, meu amigo e por todos aqueles que deixastes aqui, para que tenham força e coragem neste duro momento em que a tristeza turva nossos olhos, não deixando enxergar que vives ainda, em outro plano espiritual. Siga seu caminho em paz. E que um dia, com uma suave brisa batendo ao rosto, sentindo um belo perfume de flores do campo, tenhamos a oportunidade de nos reencontrar. Vá com DEUS. ...