Na hora de investir, mulheres confiam mais em cônjuge e homens ouvem mais amigos
Quem quer dar os primeiros passos na prática de investir precisa apurar o maior número de informações que puder
SÃO PAULO - Quem quer dar os primeiros passos na prática de investir, precisa apurar o maior número de informações que puder. Mas em quem confiar nestas horas?
Pesquisa da Quorum Brasil para identificar as fontes de informação sobre investimentos mais usadas entre homens e mulheres revelou que tanto eles quanto elas têm o gerente do banco como a pessoa mais confiável, quando se trata de aplicação financeira.
Na segunda posição entre os mais confiáveis, no entanto, enquanto 19,1% delas colocam o marido, 21,2% deles preferem os amigos.
Em quem confiar?
De acordo com o levantamento, quanto o assunto é investimento, as mulheres confiam mais do que os homens nas informações e opiniões de pessoas próximas. Enquanto 20% deles disseram confiar em familiares, entre elas, o percentual sobe para 29,8%, sendo marido (19,1%), pais (6,4%) e familiares em geral (4,3%).
A tabela abaixo mostra, na opinião de homens e mulheres, quais as fontes de informações mais confiáveis sobre investimentos:
Fonte mais confiável | Homens | Mulheres |
Banco/ Gerente do Banco | 46,2% | 42,6% |
Sites especializados | 5,8% | 8,5% |
Amigos | 21,2% | 2,1% |
Jornais e Revistas | 5,8% | 10,6% |
Familiares em geral | 4,6% | 4,3% |
Cônjuge | 9,6% | 19,1% |
Pais | 5,8% | 6,4% |
Propaganda/ Comunicação | 1% | 6,4% |
Onde buscar?
Seja em tempos de crise - como o vivido atualmente -, seja em épocas de bonança, o tema economia não se restringe à rotina de jornais, revistas ou internet. Presente também nas conversas de horário de almoço, happy hour ou no bate-papo entre vizinhos, é fácil perceber que não dá para pensar em investir sem acompanhar tudo o que acontece ao redor, verificando as melhores opções existentes no mercado.
A tabela abaixo mostra, de acordo com o levantamento, as fontes de informações mais consultadas tanto por homens como por mulheres:
A soma dos percentuais ultrapassa 100%, pois foi permitida a escolha de mais de uma fonte de investimento
Fonte mais consultada | Homens | Mulheres |
Banco/ Gerente do Banco | 59,6% | 61,2% |
Sites especializados | 59,6% | 36,7% |
Amigos | 32,7% | 20,4% |
Jornais e Revistas | 28,8% | 36,7% |
Familiares em geral | 15,4% | 16,3% |
Cônjuge | 13,5% | 38,8% |
Pais | 7,7% | 8,2% |
Propaganda/ Comunicação | 5,8% | 10,2% |
Metodologia
O estudo ouviu, no final do ano passado, 200 homens e mulheres da cidade de São Paulo, entre 20 e 50 anos, com renda entre R$ 5 mil e R$ 10 mil.
Fonte: InfoMoney.com.br
Comentários