Na hora de investir, mulheres confiam mais em cônjuge e homens ouvem mais amigos

Quem quer dar os primeiros passos na prática de investir precisa apurar o maior número de informações que puder

SÃO PAULO - Quem quer dar os primeiros passos na prática de investir, precisa apurar o maior número de informações que puder. Mas em quem confiar nestas horas?
Pesquisa da Quorum Brasil para identificar as fontes de informação sobre investimentos mais usadas entre homens e mulheres revelou que tanto eles quanto elas têm o gerente do banco como a pessoa mais confiável, quando se trata de aplicação financeira.
Na segunda posição entre os mais confiáveis, no entanto, enquanto 19,1% delas colocam o marido, 21,2% deles preferem os amigos.

Em quem confiar?
De acordo com o levantamento, quanto o assunto é investimento, as mulheres confiam mais do que os homens nas informações e opiniões de pessoas próximas. Enquanto 20% deles disseram confiar em familiares, entre elas, o percentual sobe para 29,8%, sendo marido (19,1%), pais (6,4%) e familiares em geral (4,3%).
A tabela abaixo mostra, na opinião de homens e mulheres, quais as fontes de informações mais confiáveis sobre investimentos:

Fonte mais confiável
Homens
Mulheres
Banco/ Gerente do Banco
46,2%
42,6%
Sites especializados
5,8%
8,5%
Amigos
21,2%
2,1%
Jornais e Revistas
5,8%
10,6%
Familiares em geral
4,6%
4,3%
Cônjuge
9,6%
19,1%
Pais
5,8%
6,4%
Propaganda/
Comunicação
1%
6,4%

Onde buscar?
Seja em tempos de crise - como o vivido atualmente -, seja em épocas de bonança, o tema economia não se restringe à rotina de jornais, revistas ou internet. Presente também nas conversas de horário de almoço, happy hour ou no bate-papo entre vizinhos, é fácil perceber que não dá para pensar em investir sem acompanhar tudo o que acontece ao redor, verificando as melhores opções existentes no mercado.
A tabela abaixo mostra, de acordo com o levantamento, as fontes de informações mais consultadas tanto por homens como por mulheres:
A soma dos percentuais ultrapassa 100%, pois foi permitida a escolha de mais de uma fonte de investimento

Fonte mais consultada
Homens
Mulheres
Banco/ Gerente do Banco
59,6%
61,2%
Sites especializados
59,6%
36,7%
Amigos
32,7%
20,4%
Jornais e Revistas
28,8%
36,7%
Familiares em geral
15,4%
16,3%
Cônjuge
13,5%
38,8%
Pais
7,7%
8,2%
Propaganda/
Comunicação
5,8%
10,2%

Metodologia
O estudo ouviu, no final do ano passado, 200 homens e mulheres da cidade de São Paulo, entre 20 e 50 anos, com renda entre R$ 5 mil e R$ 10 mil.

Fonte: InfoMoney.com.br

Comentários