Pular para o conteúdo principal

Ações x IR: mudança na ficha de renda variável pode reter mais contribuintes na malha

SÃO PAULO - A Receita Federal está mais rigorosa na Declaração de Ajuste Anual do IR 2009, referente aos rendimento auferidos em 2008, no que diz respeito aos investimentos em renda variável.

De acordo com o especialista em planejamento tributário Osvaldo Nascimento, professor do Calil & Calil - Centro de Estudos e Formação de Patrimônio, uma das evidências do maior rigor está na necessidade de o contribuinte informar, detalhadamente, mês a mês, se as operações citadas na ficha de renda variável são do titular da declaração ou de seus dependentes.

"Como as retenções são feitas na fonte, de acordo com o CPF do investidor, a mudança facilita o cruzamento dos dados, e qualquer divergência pode reter a declaração na malha fina", afirmou o especialista.

Como declarar
Seguindo a ordem de preenchimento da declaração, quando chegar na ficha Renda Variável - Operações Comuns/Day Trade, o contribuinte deve informar, mês a mês, os ganhos líquidos ou perdas referentes ao período, de acordo com o tipo de investimento.

A mudança está no item Imposto a Pagar, em Consolidação do Mês. Neste item, o contribuinte deve, pelo botão adicionar, informar o CPF e o valor do imposto a pagar relativo aos rendimentos do titular e de seus dependentes, previamente listados na Ficha Dependentes.

Segundo orientações do próprio programa, caso o total do imposto a pagar corresponda apenas aos rendimentos do titular, é necessário clicar em "Imposto todo do titular", que o programa transportará automaticamente os dados para o quadro.

Fuja da malha
Para evitar ter o documento retido, Nascimento aconselha que o contribuinte preencha a declaração da forma mais detalhada possível, sem omitir nenhuma informação.

"Além disso, é importante que o contribuinte leia o manual que consta no sistema da Receita, para evitar dúvidas e erros no preenchimento", finaliza.

Fonte: www.infomoney.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo Artigo: PARA INVESTIDORES COM MAIS DE UM MILHÃO, ONDE INVESTIR?

Novo artigo de Cristiano Brasil, intitulado como: PARA INVESTIDORES COM MAIS DE UM MILHÃO, ONDE INVESTIR? Entre lá e confira. Não esqueça de dar sua opinião, sugestão ou seu comentário.   http://bit.ly/jn2o1w

PETROBRÁS :: Maior operação de capitalização já registrada na história

A Petrobras vai promover a maior operação de capitalização já registrada na história.   Quem pode participar? Qualquer pessoa, mas existe uma ordem de prioridade. Os atuais acionistas – assim como o trabalhador que comprou ações com o FGTS em 2000 – têm prioridade para comprar as novas ações. Os atuais acionistas são considerados aqueles que têm ações custodiadas até 10 de setembro (como a custódia ocorre três dias após a compra, seriam os investidores que adquiriram Petrobras até 6 de setembro). O período de reserva dos papéis - que deve ser feita por meio da corretora de valores - vai do dia 13 ao dia 16 de setembro. O trabalhador que usou o FGTS para comprar ações da Petrobras em 2000 e manteve esses papéis em carteira ao menos até 30 de junho de 2010 também tem prioridade e poderá utilizar agora parte do que possui depositado no fundo para comprar mais ações. Logo, apenas cerca de 90 mil pessoas que participaram do processo em 2000 poderão usar até 30% do saldo do ...

Entrevista Jornal do Almoço :: Caderneta de Poupança

Entrevista no Jornal do Almoço na RBS-TV afiliada á rede Globo em Criciúma, onde Cristiano Brasil fala sobre as NOVAS REGRAS DA CADERNETA DE POUPANÇA feita pelo governo através da MP 567/2012. Assista! Um forte abraço, Cristiano Brasil (48) 9949-7993 contato@i9investimentos.com.br