Pular para o conteúdo principal

Ações x IR: mudança na ficha de renda variável pode reter mais contribuintes na malha

SÃO PAULO - A Receita Federal está mais rigorosa na Declaração de Ajuste Anual do IR 2009, referente aos rendimento auferidos em 2008, no que diz respeito aos investimentos em renda variável.

De acordo com o especialista em planejamento tributário Osvaldo Nascimento, professor do Calil & Calil - Centro de Estudos e Formação de Patrimônio, uma das evidências do maior rigor está na necessidade de o contribuinte informar, detalhadamente, mês a mês, se as operações citadas na ficha de renda variável são do titular da declaração ou de seus dependentes.

"Como as retenções são feitas na fonte, de acordo com o CPF do investidor, a mudança facilita o cruzamento dos dados, e qualquer divergência pode reter a declaração na malha fina", afirmou o especialista.

Como declarar
Seguindo a ordem de preenchimento da declaração, quando chegar na ficha Renda Variável - Operações Comuns/Day Trade, o contribuinte deve informar, mês a mês, os ganhos líquidos ou perdas referentes ao período, de acordo com o tipo de investimento.

A mudança está no item Imposto a Pagar, em Consolidação do Mês. Neste item, o contribuinte deve, pelo botão adicionar, informar o CPF e o valor do imposto a pagar relativo aos rendimentos do titular e de seus dependentes, previamente listados na Ficha Dependentes.

Segundo orientações do próprio programa, caso o total do imposto a pagar corresponda apenas aos rendimentos do titular, é necessário clicar em "Imposto todo do titular", que o programa transportará automaticamente os dados para o quadro.

Fuja da malha
Para evitar ter o documento retido, Nascimento aconselha que o contribuinte preencha a declaração da forma mais detalhada possível, sem omitir nenhuma informação.

"Além disso, é importante que o contribuinte leia o manual que consta no sistema da Receita, para evitar dúvidas e erros no preenchimento", finaliza.

Fonte: www.infomoney.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

😣 As 5 maiores DORES FÍSICAS que a Ansiedade pode gerar (e como aliviá-las)

😣  As 5 Maiores Dores Físicas que a Ansiedade pode gerar (e como aliviá-las)  😣 A ansiedade é um sentimento natural, que às vezes aparece quando estamos preocupados ou com medo. Mas quando ela se torna constante e difícil de controlar, pode se transformar em um problema que afeta o corpo e a mente. Algumas pessoas sentem não apenas sintomas emocionais, mas também dores físicas reais causadas pela ansiedade. Este artigo explora as cinco dores físicas mais comuns relacionadas à ansiedade e traz estratégias, como hipnose, constelação familiar, PNL, neurociência e até o efeito placebo, para ajudar a reduzir esses desconfortos. 1. Dor no Peito 😣 O que é? A dor no peito é uma das dores mais assustadoras, pois muitas vezes as pessoas confundem com um problema no coração. Durante uma crise de ansiedade, o corpo entra em “modo de alerta”, aumentando a respiração e fazendo o coração bater mais rápido. Esse aumento pode causar uma sensação de aperto no peito. Como Aliviar? - Respiraç...

Artigo :: CRISE? Reinvente-se!!!

[...]  Enquanto o congresso não se unir com o planalto, para que o Brasil inicie um processo de ajustes e crescimento, infelizmente essa crise está longe de ser resolvida [...] Leia na íntegra no link abaixo: https://pt.scribd.com/doc/283336236/Crise-Reinvente-se

Bolsas dos EUA se recuperam e abrem em alta

Por: Equipe InfoMoney 23/10/07 - 11h50 InfoMoney SÃO PAULO - Wall Street abriu em alta nesta terça-feira (23). Em dia de fraca agenda de indicadores norte-americanos, o clima positivo dos mercados é impulsionado por bons resultados corporativos, que reduzem as preocupações com os efeitos da crise financeira na economia real dos EUA. Logo pela manhã, a AT&T, maior companhia de telecomunicações dos Estados Unidos, divulgou um lucro líquido de US$ 3,1 bilhão no terceiro trimestre, o que representa um aumento de 42% com relação ao mesmo período do ano anterior. Outro fator que melhorou o humor dos investidores foram os resultados corporativos no after market da última segunda-feira. A Apple e a American Express anunciaram ganhos acima das expectativas do mercado. Os investidores aguardam ainda novos resultados agendados para esta sessão. Os balanços da Amazon.com, da Ford e da AK Steel são alguns destaques que devem movimentar os merc...