As ações da Cetip são um bom negócio?

A Cetip confirmou, formalmente, que vai preparar o lançamento de suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo. Essa empresa é uma daquelas entidades do mercado financeiro que só os especialistas conhecem, mas que têm uma participação muito grande no dia-a-dia do mercado.

A Cetip nasceu como uma empresa de custódia e liquidação de ativos. Em português, ela registrava quais títulos de renda fixa privados (os títulos públicos eram custodiados em outra câmara, a Selic, que batizou a taxa de juros referencial brasileira) e compensava as compras e vendas.

Suas ações são um bom negócio? Claro que vai depender do preço, que ainda não saiu, mas a Cetip seria uma daquelas empresas que Warren Buffet muito provavelmente compraria - de novo, dependendo do preço.

Qual a grande vantagem da Cetip? Principalmente, ela é a líder em um mercado importante e praticamente não tem concorrência. Quem precisar investir e negociar títulos de renda fixa, como debêntures e notas promissórias de empresas, certificados de recebíveis imobiliários (CRIs) e outros papéis desse tipo tem de recorrer à Cetip. Seu principal concorrente, a Bovespa Fix, não é representativa no mercado de renda fixa.

Isso é uma recomendação de compra? Não, de modo algum. A Cetip é uma empresa de boa qualidade, cujo lançamento de ações deve ser observado com cuidado. No entanto, qualquer decisão de investimento vai depender do preço. Não é porque a empresa é boa que ela vale qualquer preço.

Fonte: Portal EXAME


** Investimento em ações tem riscos, leia os prospectos.

Comentários