Petrobras (PETR4) fecha a –22,95% em 2010. E 2011 ?


Este foi um ano especial para a Petrobras. Dançamos entre Pré-sal, Processo de Capitalização e o cenário externo turbulento com questões relativas ao petróleo. Já os investidores, viram o ativo cair de R$ 36,17 para R$ 23,59 e permanecer (até o momento) lateralizado durante 33 semanas. A pergunta agora é: O que esperar deste ativo para 2011?

Marcelo Coutinho, sócio-presidente do YouTrade, aconselha o investidor a se questionar. “O ativo permaneceu lateralizado durante todo o ano de 2010. Foi ruim para os investidores que compraram viés direcional altista e foi maravilhoso para investidores que ‘apostaram’ no financiamento. Temos um cliente que aumentou em mais de 15% seu patrimônio, somente financiando PETR4. A resposta é sempre a mesma pergunta … Qual a sua estratégia ?”

O gestor chama a atenção para o fato de que as boas notícias nem sempre são capazes de impulsionar os ativos. “Todos esperavam pela capitalização e pelo anúncio dos preços dos barris do pré-sal. A maioria estava certa de que com isso a PETR4 iria engrenar, mas não foi bem assim que ocorreu.”

Direcionalmente, Coutinho destaca que a situação da PETR4 melhorou. “Graficamente, tivemos uma tendência com fundos descendentes e pela primeira vez, temos dois fundos altistas que nos dá, ainda que vagarosamente, uma possível reversão de tendência do ativo.

Em 28 de outubro, Coutinho comentava que o papel não tinha vies altista – o que realmente aconteceu. Neste momento, Coutinho destaca que o ativo fica interessante para investidores que fazem Buy&Hold e principalmente, os investidores que fazem financiamento.


Fonte: YouTrade

Comentários

Postagens mais visitadas