Diário: Mercados Financeiros


Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2013

§ MERCADOS: Ontem, as bolsas norte-americanas permaneceram fechadas pela comemoração do feriado President's Day. Hoje, os principais índices acionários dos Estados Unidos abriram em alta, após a publicação de uma melhoria do sentimento econômico dos agentes na Alemanha que superou a projetada.

§ ECONOMIA: O Centro para Pesquisa Econômica Europeia, ZEW, publicou seu índice de sentimento econômico do mês de fevereiro. A parte relacionada às expectativas dos investidores e analistas que tenta prever qual será a evolução econômica para os próximos seis meses avançou de 31,5 para 48,2 pontos, chegando ao nível mais alto desde abril de 2010 que, além disso, foi superior ao projetado por todos os economistas entrevistados pela Bloomberg (35 pontos). Já a parte relacionada à situação atual desapontou os economistas, caindo de 7,1 para 5,2 pontos, considerando que o esperado era um avanço de 9 pontos. O Bundesbank anunciou ontem sua projeção de que a economia alem ã voltará a crescer neste trimestre.

§ GOVERNO: De acordo com um artigo publicado pelo DWS News Europe, o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, mostra-se a favor de reduzir o gasto em vez de aumentar os impostos como medida para obter a consolidação fiscal. O mandatário acredita que a fraqueza da zona do euro continuará durante a primeira parte de 2013, e que a recuperação será vista mais adiante de modo gradual. O jornal The Wall Street Journal i nformou hoje que a OCDE indicou que, segundo suas estimativas, o PIB combinado de seus 30 membros caiu 0,2% em dezembro em comparação com o terceiro trimestre de 2012. Acrescenta-se que esta seria a primeira contração trimestral desde a queda de 2,3% do primeiro trimestre de 2009.


§ PARA ONDE OLHAR? Esta manhã foi publicado o índice NAHB sobre as vendas no mercado de imóveis residenciais dos Estados Unidos que, inesperadamente, caiu de 47 para 46 pontos. Hoje as companhias continuarão divulgando seus resultados do último trimestre de 2012. De acordo com as informações reunidas pela Bloomberg, das 400 empresas que fazem parte do índice S&P 500 e que anunciaram seus resultados, 71% publicaram maiores ganhos que os projetados e 66% melhores vendas. Finalmente, amanhã na China será publicado o índice PMI de gerentes de co mpras do setor industrial.


Comentários