Pular para o conteúdo principal

Justiça aceita a penhora de PGBL e VGBL de devedores.



Os planos de previdência privada Vida Gerador de Benefício Livre e Plano Gerador de Benefício Livre - mais conhecidos pelas siglas VGBL e PGBL - não estão livres de penhoras para o pagamento de dívidas de seus titulares. Em decisões judiciais cada vez mais frequentes, pessoas físicas que possuem débitos trabalhistas ou respondem por outros tipos de pendências não têm conseguido proteger de seus credores os valores existentes nesses planos.

Tribunais trabalhistas e também o Superior Tribunal de Justiça (STJ) vêm considerando esses planos como investimentos comuns não protegidos pela regra de impenhorabilidade prevista no Código de Processo Civil (CPP) para algumas situações, como salário, rendimentos de aposentadoria e seguros de vida.

Os montantes disponíveis nos planos complementares podem ser resgatados a qualquer momento pelo titular. Por esse motivo, como explica, a maior parte dos julgamentos considera que esses valores seriam como de qualquer outra aplicação financeira ou mesmo uma espécie de caderneta de poupança - cujos valores superiores a 40 salários mínimos podem ser bloqueados para o pagamento de dívidas. Essa situação é diferente da aposentadoria paga pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pois o rendimento é considerado salário e a contribuição mensal é compulsória e não resgatável.

Em uma decisão do ano passado, a 4ª Turma do STJ permitiu a penhora do saldo do depósito em Plano Gerador de Benefício Livre por um credor. No caso analisado, os ministros do tribunal consideraram o PGBL como aplicação financeira de longo prazo, "de relevante natureza de poupança previdenciária, porém suscetível de penhora".

Em outro julgamento, o Superior Tribunal de Justiça manteve a penhora de valores de um VGBL, seguindo entendimento do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). Os desembargadores consideraram que "muito embora a aplicação do referido plano tenha também o objetivo de constituição de capital para resgate de renda mensal no futuro, o que lhe dá a conotação de ser um plano de previdência privada de aposentadoria complementar, tal investimento não é especificamente um plano com objetivo de aposentadoria complementar".

O mesmo entendimento do STJ tem sido visto em decisões da Justiça do Trabalho. O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (Paraná), por exemplo, permitiu a penhora de valor depositado em PGBL por entender que o plano não se enquadraria no conceito de proventos de aposentadoria e tampouco como fundo destinado exclusivamente à previdência.

Fonte: Valor Econômico - Legislação & Tributos - 2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsas dos EUA se recuperam e abrem em alta

Por: Equipe InfoMoney 23/10/07 - 11h50 InfoMoney SÃO PAULO - Wall Street abriu em alta nesta terça-feira (23). Em dia de fraca agenda de indicadores norte-americanos, o clima positivo dos mercados é impulsionado por bons resultados corporativos, que reduzem as preocupações com os efeitos da crise financeira na economia real dos EUA. Logo pela manhã, a AT&T, maior companhia de telecomunicações dos Estados Unidos, divulgou um lucro líquido de US$ 3,1 bilhão no terceiro trimestre, o que representa um aumento de 42% com relação ao mesmo período do ano anterior. Outro fator que melhorou o humor dos investidores foram os resultados corporativos no after market da última segunda-feira. A Apple e a American Express anunciaram ganhos acima das expectativas do mercado. Os investidores aguardam ainda novos resultados agendados para esta sessão. Os balanços da Amazon.com, da Ford e da AK Steel são alguns destaques que devem movimentar os merc...

Alta das bolsas

Bom dia a todos ! Pelo jeito hoje as bolsas devem continuar em rítmo de alta. Uma porque a agenda hoje é fraca, isto é, não tem nenhuma notícia ou índice a ser anunciado hoje e depois porque ontem os investidores ficaram mais tranquilos quando alguns dos grandes bancos detalharam suas contas a respeito da crise, mostrando que o impacto não fora tão grande. As bolsas asiáticas fecharam com grandes altas nesta terça-feira, isso pode refletir um momento bom aqui nas bolsas acidentais, inclusive para a BOVESPA. De acordo com o g1.com.br: "A decisão dos grandes bancos de contabilizarem suas perdas com ativos ligados ao segmento de financiamento imobiliário de alto risco norte-americano, incluindo o Citigroup, reduziram os temores de que a crise de crédito pudesse tirar a economia global dos trilhos." Ainda com o g1.com.br: "Os principais mercados acionários da Ásia bateram novos recordes de alta nesta terça-feira (02/10/2007) puxados pelo comportamento das empresas financeira...

Mercados na Asia tiveram forte valorização

Bom dia a todos !! Aqueles que entraram no IPO da Bovespa, o final de semana foi uma maravilha? ou não foi? hehehe Mas hoje é capaz do mercado subir aqui no Brasil, pois as bolsas asiáticas fecharam o pregão nesta Segunda-feira em forte alta: A bolsa do Japão (Nikkei) em +1,17% e a de Shanghai em +2,83%, com a expectativa de corte de juros pela Banco Central Americano, o FED. Com o corte da taxa de juros nos EUA, deve impulsionar o crescimento econômico do Pais, refletindo maior consumo e com isso maiores importações. Os outros paises agradecem a compra de seus produtos, pela maior economia do Mundo. Os EUA crescem, junto vai seus fornecedores, hehehe. Um grande abraço a todos e Ótimo$ Rendimento$. Cristiano Brasil