Investidor mantém exposição ao mercado de ações, mesmo com turbulência nas bolsas

SÃO PAULO - A interrupção da trajetória de alta do mercado acionário com as turbulências advindas do nicho subprime trouxe aos investidores a dúvida sobre o que fazer com suas ações.
Vendê-las na tentativa de se prevenir frente à possibilidade de quedas adicionais seria a primeira opção. Como alternativa, manter seu posicionamento e esperar pelo retorno da tranqüilidade. Haveria ainda a terceira via: aproveitar os preços baratos atingidos por alguns papéis após a turbulência e aumentar sua exposição à renda variável.

A idéia dos analistas

Diversos analistas vêm salientando a necessidade dos investidores se descolarem das variações de curto prazo diante do nervosismo em torno do crédito imobiliário de alto risco nos EUA, alinhando-se, portanto, à perspectiva de retomada dos ganhos do mercado acionário em um horizonte temporal mais dilatado.

A corrente predominante dos especialistas prega uma contenção dos problemas de inadimplência ao ramo subprime, sem um contágio grande para outras linhas de crédito. Com isso, o comportamento da economia norte-americana seguiria favorável, criando um ambiente positivo às bolsas.

E a dos investidores

Mas o que pensam os posicionados em ações? Enquete realizada pela InfoMoney na semana passada mostra os investidores também otimistas quanto à evolução de longo prazo da bolsa brasileira.

Em resposta à pergunta "Diante da recente turbulência no mercado, qual sua postura em relação às ações?", 70% dos entrevistados votaram em opções associadas ao retorno da tranqüilidade nos mercados.

Das 2.283 manifestações, 803 (35,17% do total) dizem respeito a "mantive inalterados a carteira e o grau de exposição". A postura vai ao encontro da recomendação de não assumir posições de curto prazo, focando seus retornos em períodos mais à frente.

Com estratégia ainda mais agressiva, outros 796 (34,87%) disseram ter aproveitado a recente queda para aumentar sua exposição. Para estes, a correção serviu apenas para gerar boas oportunidades de compra.


Confira os resultados da enquete

Diante da recente turbulência no mercado, qual sua postura em relação às ações?

Votos

Percentual

Mantive inalterados a carteira e o grau de exposição

803

35,17%

Aproveitei a queda para aumentar minha exposição

796

34,87%

Reduzi minha exposição, mas permaneci comprado

247

10,82%

Alterei carteira, mas mantive nível de exposição, focando papéis defensivos

224

9,81%

Liquidei completamente minha posição

213

9,33%

Total

2.283

100%

Fonte: http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/infomoney/2007/08/14/ult4040u6210.jhtm

Comentários