Grau de investimento pode ser alcançado pelo país ainda este ano, prevê Mantega

BRASÍLIA - O investment grade, grau de classificação de agências de risco internacionais que recomenda investimentos em determinados países, pode ser conquistado pelo Brasil ainda em 2008. A avaliação é do ministro da Fazenda, Guido Mantega. O ministro chegou de uma viagem oficial à Europa.

"Para mim, chega [investment grade] ainda este ano. Acredito nisso, mas não tenho certeza", disse.

O desempenho brasileiro frente à crise econômica internacional, na opinião de Mantega, não deve acelerar a obtenção da classificação.

"Acho que não muda o timing da chegada do grau de investimento. Aquele mesmo timing que nós tínhamos em 2007 deve ser mantido para este ano, porque as reservas continuam subindo, a solvência do país continua bastante forte, com a diferença grande que há um vigor maior da economia", afirmou.

A chegada do investment grade tem sido aguardada pelo governo brasileiro há mais de um ano. A análise é de que, com boas recomendações das agências de risco internacionais, o Brasil atraia mais investimentos externos.

Na avaliação do ministro Guido Mantega, o país precisará se adaptar para expandir as exportações com a chegada de mais capital estrangeiro.

(Agência Brasil )

Comentários