Os benefícios do investment grade

O impacto benéfico da conquista do grau de investimento, concedido na última quarta-feira pela Standard & Poor's, deverá se dar por diversas vias.
A primeira, ressaltada pela equipe do Unibanco, é o aumento da participação de estrangeiros no mercado brasileiro, uma vez que muitos fundos de pensão eram impedidos de alocar recursos no País por ser considerado grau especulativo.
Ademais, como explicam os analistas do Banco Safra, além de elevar a entrada de divisas ao Brasil, o grau de investimento é extremamente positivo na medida em que diminui o custo de captação do governo e das empresas brasileiras, impulsionando desta forma os investimentos realizados no País.
De forma geral, talvez o mais importante dentre todos estes elementos é a maior visibilidade que o mercado de ações brasileiro passa a desfrutar no cenário externo, dando origem a um ambiente sólido aos olhos dos investidores estrangeiros que procuram também o longo prazo.
Entretanto, os analistas do HSBC ressaltam que, muito embora a elevação do rating brasileiro seja "uma sinalização positiva para o mercado de capitais", muitas vezes o reconhecimento completo do investment grade só vem por meio de igual concessão por, no mínimo, outra agência internacional de rating.
Impacto sobre inflação e juros
Além dos claros benefícios que o investment grade deverá trazer à praça bursátil brasileira, os analistas do Unibanco consideram o impacto sobre a inflação no País. Com o maior fluxo de recursos estrangeiros, o real deverá intensificar sua tendência de valorização frente ao dólar, o que em última instância, colabora no arrefecimento das tensões inflacionárias."Desta forma, acreditamos que existam condições para um aperto monetário menor e mais breve do que nossas projeções anteriores davam conta", prevêem os analistas. Visão similar é adotada pelo HSBC, que apesar de apostar em uma elevação na taxa Selic, acredita que o ciclo de aumentos no juro deverá ser menor do que os anteriores aplicados pelo Banco Central.
Em que setores apostar
"A volatilidade vai continuar no mercado de ações, mas isto não significa que o investidor deve ficar de fora". A frase cabe aos analistas do ABN, que a despeito de suas projeções de um mês instável, atribui maior ênfase ao viés de alta que a renda variável brasileira desfruta no momento.
Neste contexto, a recomendação consensual dos analistas é para a preferência de ações com maior liquidez, teoricamente menos sensíveis às flutuações no humor do mercado. Especificamente quanto à conquista do grau de investimento, o Unibanco aposta em aplicações no setor financeiro, assim como no de consumo.
Quem também aposta nas varejistas são os analistas do HSBC, tendo em vista a continuidade do bom momento macroeconômico no Brasil, que também favorece papéis do setor siderúrgico, devido à expansão da indústria automobilística e do mercado imobiliário.
Em contrapartida, a equipe do Unibanco recomenda distância aos ativos atrelados ao setor de papel e celulose, cujas companhias deverão ter seus resultados penalizados pela maior apreciação cambial, fruto da conquista do investment grade.

Fonte: InfoMoney.com

Comentários