Bolsa de Valores

Bovespa é a sigla para Bolsa de Valores de São Paulo, que representa o maior mercado de negociação de ações da América Latina.

Em 27 de agosto de 2007 a BOVESPA passou por uma reestruturação societária que resultou na criação da Bovespa Holding S/A (Companhia Aberta), que tem como subsidiárias integrais a Bolsa de Valores de São Paulo (BVSP) e a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC).

É na Bolsa de Valores que os investidores compram ou vendem suas ações, sempre por meio de uma corretora de valores.

A Bolsa de Valores de São Paulo (BVSP) é responsável pelas operações de bolsa e de balcão organizado e tem por objetivo principal a manutenção de infra-estrutura adequada à realização de operações de compra e venda de títulos e valores mobiliários.

A Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) tem por objetivos registrar, controlar, compensar e garantir, por meio de agentes de compensação, as operações nos mercados à vista, a termo, de opções e assemelhadas com títulos de renda variável e renda fixa de emissores privados na BOVESPA e de outros mercados e bolsas.

As Bolsas de Valores são responsáveis por manter local ou sistema de negociação eletrônico adequados à realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários.

Para o bom funcionamento do mercado, a Bolsa deve preservar elevados padrões éticos de negociação e divulgar as operações executadas com rapidez, amplitude e detalhes.

Na Bolsa de Valores de São Paulo a maior parte das negociações é feita pelo sistema Mega Bolsa, que engloba o Pregão Viva Voz e os terminais remotos, permitindo o registro de operações em um ambiente tecnologicamente avançado.

Pelos terminais eletrônicos do Mega Bolsa, as corretoras podem enviar suas ordens de compra ou venda diretamente de seus escritórios, de qualquer parte do território nacional ou mesmo do mundo.

O sistema reproduz na tela o ambiente de negócios, exibindo os registros das ofertas de compra e venda das ações negociadas e propiciando o fechamento automático das operações.

Fonte: www.comoinvestir.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas