Pular para o conteúdo principal

Aluguel de Ações

Aluguel de Ações

  Você tem uma carteira de ações para longo prazo e não pretende movimentá-la por um bom período de tempo? Ou acredita numa queda do mercado e quer aproveitar para ganhar com isso?

  Se você respondeu “sim” para uma destas perguntas, alugar ações é uma forma de aumentar a rentabilidade de seus investimentos. Confira aqui no blog nossas dicas para quem ainda não conhece essa opção de investimento.


O que é?
  O Aluguel de Ações é uma operação onde investidores disponibilizam títulos para empréstimos e os interessados os tomam mediante aporte de garantias.   As corretoras com fiscalização da CBLC atuam como contraparte no processo e garantem as operações.
  O contrato de aluguel é acertado entre o doador (proprietário das ações) e o tomador(normalmente é conhecido como especulador de curto prazo apostando na baixa das ações). As taxas médias de aluguel costumam variar entre 0,5% e 6% ao ano.
  As condições do aluguel são definidas pelo proprietário: o prazo de aluguel geralmente é para 30 ou 60 dias.
 Atenção! A distribuição de juros sobre capital próprio ou dividendo no período do aluguel, pertence ao proprietário e o pagamento do aluguel é feito no primeiro dia útil após a finalização do contrato, quando o tomador devolve as ações.

Por que alugar ações?
  A possibilidade de alugar papéis acrescenta eficiência operacional e flexibilidade ao mercado.
  Para o doador as vantagens são:
·         Possibilidade de aumentar a rentabilidade da carteira sem se desfazer das ações;
·         Continuar recebendo proventos, como dividendos e bonificações, durante o período do aluguel.
  Para o tomador as vantagens são:
·         Realização de operações na expectativa de queda dos preços;
·         Fazer hedge nas operações com opções de compra;
·         Operações lucrativas no mercado com viés de baixa.

Quais os custos?
As taxas que incidem sobre a operação são:
·         Taxa de juros previamente estipulada pelo doador, expressa em base anual, com capitalização composta por dias úteis (pró-rata), a ser paga no primeiro dia útil após o encerramento do contrato.
·         Mais custo de corretagem.

Quais os Riscos?
  O principal risco para o investidor é que, enquanto estão alugadas, as ações não podem ser vendidas. Isto pode ser ruim, caso as ações subam demais e você queira realizar o lucro, ou caiam demais e você queira limitar o prejuízo. Além disso, existe um risco mínimo do tomador não devolver suas ações. Este fator é evitado, pois a CBLC é intermediadora deste tipo de operação e requer  garantias de 100% mais uma margem de segurança. Esta garantia pode ser um depósito em dinheiro ou títulos.

Como alugar ações?
  Para alugar as ações, basta ligar para sua corretora e informar o papel, a quantidade, o prazo e a taxa desejada. Algumas corretoras têm volume mínimo para aluguel e geralmente cobram comissão percentual sobre ele.
Caso seu aluguel não seja concretizado, ele aparecerá no book do BTC em espera. Quando o aluguel for realizado, você receberá uma carta da CBLC com a confirmação.

   Ainda tem duvidas sobre o assunto? Entre em contato com a i9 Investimentos no (48) 9949 7993 / (48) 9958-4168 ou deixe seu recado aqui no blog!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem é você? A ciência explica como seu DNA, ambiente e escolhas definem você! 🧠✨

Quem é você? A ciência explica como seu DNA, ambiente e escolhas definem você! 🧠✨ Você sabia que a resposta para a pergunta "Quem sou eu?" tem a ver com ciência, emoções e escolhas? 🤔 Vamos explorar isso juntos! 🧬 30% - Seu DNA Define Parte de Você Seu DNA é como o projeto inicial de uma casa. 🏠 Ele dá a estrutura básica: sua altura, cor dos olhos e até traços de personalidade. Esses 30% representam as bases genéticas que moldam algumas de suas características. Mas aqui vai um segredo: seu DNA não é uma sentença final! Ele influencia, mas não determina completamente quem você é. Estudos da epigenética mostram que escolhas e ambientes podem ativar ou silenciar certos genes. Ou seja, mesmo com uma “configuração inicial”, você tem poder para transformar sua vida! 🧬✨ 🌍 20% - O Ambiente Molda Você Imagine que você é como uma planta. 🌱 Seu ambiente — família, amigos, escola, experiências — age como a terra, o sol e a água. Se você cresceu em um lugar cheio de amor e aprendiz...

Os preços fecharam com forte valorização

Equipe Ricardo Borges 01/04/2008 Abaixo segue a nossa opinião e a de parceiros, elabor ada no dia 01/04/2008 para utilização no próximo pregão: Os preços fecharam com forte valorização As cotações fecharam com nova valorização de 2,96%, após romper a linha -H- , indicadora de sua tendência baixista de curto prazo. O volume finan ceiro totalizou R$ 6 Bi. O rompimento da referida linha foi positivo e indica que o mercado deverá retomar seu movimento de alta para buscar um teste a 66.529, topo histórico formado em dezembro de 2007. Os preços possuem forte resistência no nível 63,000, cuja quebra seria positiva e confirmaria a projeção citada. Os preços possuem forte suporte no nível 58.000, cuja quebra seria negativa e apontaria a continuidade de seu movimento baixista tendo como projeção a linha -P- , indicadora de sua tendência altista de longo prazo. linha -P- : 54327 ( quebra : 52436) linha -H- : 60672 (...

Integração da BOVESPA com BM&F

"Em linha com uma tendência mundial" Por Antonio Duarte Carvalho de Castro Presidente da Associação Brasileira das Companhias Abertas "Qual a importância da integração da Bovespa e da BM&F para o mercado de capitais brasileiro e para as empresas de capital aberto?" "A integração das duas bolsas está em linha com uma tendência mundial de consolidação desse mercado. No caso específico, trata-se de uma integração horizontal, com a junção de mercados distintos em um mesmo ambiente de negociação : câmbio, derivativos, mercados de ações, títulos de renda fixa, etc. A experiência internacional demonstra que um mercado de capitais ativo e um sistema bancário eficiente contribuem para o crescimento econômico . Assim, a integração da Bovespa e da BM&F trará benefícios para o mercado de capitais brasileiro e consequentemente para ampliar os canais de financiamento da atividade produtiva. Acreditamos que a integração das bolsas cria uma organização de importânci...