Pular para o conteúdo principal

Mulheres são mais de 24% dos investidores pessoas físicas na Bovespa

SÃO PAULO - No quarto mês de 2008, houve um pequeno aumento na participação das mulheres no mercado financeiro, que passou de 24% em março para 24,11% em abril. No mês, foram contabilizadas 115.663 mulheres investidoras.

Na comparação com abril do ano passado (21,95%), houve crescimento de 2,16 pontos percentuais. Mesmo assim, os homens ainda são a maioria, correspondendo a 75,89% do total.

Evolução
A tabela abaixo mostra a participação de homens e mulheres na Bolsa, desde 2002 até o final de 2007, além do resultado parcial de 2008:

Participação de homens e mulheres no total de investidores pessoa física
Ano Homens (%) Mulheres (%)
2002 82,37 17,63
2003 81,60 18,40
2004 80,77 19,23
2005 78,76 21,24
2006 78,18 21,82
2007 75,38 24,62
2008 (abril) 75,89 24,11
Fonte: Bovespa

Mulheres em ação
O Mulheres em Ação, módulo feminino da campanha de popularização da Bolsa, foi lançado em 2003, com o objetivo de criar um canal entre as mulheres e o mercado de ações, além de informar que o investimento, por sua natureza de longo prazo, viabiliza a concretização de grandes objetivos. O programa tem como desafio formar a cultura de poupar, diante do apelo ao consumo, que estimula o "gastar mais do que se ganha".

São realizados cursos de educação financeira, de como planejar o orçamento doméstico, organizar as finanças e se livrar das dívidas. "As mulheres têm perfil conservador, mas, quando recebem informações, elas arriscam. As mulheres fazem cursos, palestras e não têm vergonha de perguntar", disse Angela Barros, coordenadora do programa.

Fonte: Patricia Alves - InfoMoney

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem é você? A ciência explica como seu DNA, ambiente e escolhas definem você! 🧠✨

Quem é você? A ciência explica como seu DNA, ambiente e escolhas definem você! 🧠✨ Você sabia que a resposta para a pergunta "Quem sou eu?" tem a ver com ciência, emoções e escolhas? 🤔 Vamos explorar isso juntos! 🧬 30% - Seu DNA Define Parte de Você Seu DNA é como o projeto inicial de uma casa. 🏠 Ele dá a estrutura básica: sua altura, cor dos olhos e até traços de personalidade. Esses 30% representam as bases genéticas que moldam algumas de suas características. Mas aqui vai um segredo: seu DNA não é uma sentença final! Ele influencia, mas não determina completamente quem você é. Estudos da epigenética mostram que escolhas e ambientes podem ativar ou silenciar certos genes. Ou seja, mesmo com uma “configuração inicial”, você tem poder para transformar sua vida! 🧬✨ 🌍 20% - O Ambiente Molda Você Imagine que você é como uma planta. 🌱 Seu ambiente — família, amigos, escola, experiências — age como a terra, o sol e a água. Se você cresceu em um lugar cheio de amor e aprendiz...

🧠 Como o cérebro organiza nossas memórias e como usar o 'Palácio da Memória' para melhorar seu aprendizado

🧠 Como o cérebro organiza nossas memórias e como usar o 'Palácio da Memória' para melhorar seu aprendizado  A forma como nosso cérebro armazena e organiza as memórias tem fascinado cientistas e pesquisadores há décadas. Estudos recentes realizados na Universidade de Columbia oferecem novas respostas sobre esse tema. Os cientistas observaram que o cérebro não se lembra de todos os eventos do dia-a-dia igualmente, mas sim dos que considera mais relevantes ou emocionais. Esse processo de filtragem pode ser essencial para armazenar informações úteis, permitindo que o cérebro descarte aquilo que julga menos importante. 🧠  Como o Cérebro Decide o Que Guardar A pesquisa conduzida em Columbia indica que o cérebro cria "capítulos" ou divisões nas memórias, favorecendo o armazenamento dos acontecimentos que mais se destacam emocionalmente ou em relação a uma recompensa. Durante o experimento, os participantes navegavam em labirintos virtuais, coletando recompensas, como moeda...

Por que dizer NÃO é tão difícil? 🤔

Por que dizer NÃO é tão difícil? 🤔 Você já quis dizer "não", mas sentiu um frio na barriga ou medo de magoar alguém? Isso acontece com muitas pessoas, sabia? 💔 Mas por que é tão difícil dizer "não"? Vamos descobrir!   O que está por trás da dificuldade de dizer NÃO?   1. A culpa que mora dentro de nós 😟   Desde pequenos, aprendemos a agradar os outros. Se não ajudávamos, ouvimos frases como: "Isso não é bonito!", ou "Que falta de consideração!". Isso pode nos fazer acreditar que, ao dizer "não", somos egoístas.   2. O medo de não ser aceito 🙈   Na Constelação Familiar Sistêmica, aprendemos que todos temos uma necessidade de pertencer (Lei do Pertencimento). Isso significa que queremos ser aceitos por amigos, família e colegas. O medo de ouvir algo como "Você não liga pra mim" pode nos paralisar.   3. A influência da família 👨‍👩‍👧   Na Constelação Familiar Sistêmica, entendemos que nossos comportamentos podem vi...